Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 28 de fevereiro de 2018

Compartilhe

 Cronograma de capacitação e a nova plataforma de diálogos foram apresentados durante o evento

 O prefeito Mario Botion e o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, participaram nesta quarta-feira (28) do lançamento do programa de educação ambiental “Escola VerdeAzul”. A cerimônia foi realizada no teatro Nair Bello com a presença dos secretários Paulo Trigo (Meio Ambiente e Agricultura), André Luis de Francesco (Educação), do produtor rural Waldomiro Ivers, dos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais e particulares de Limeira. “A preservação do meio ambiente é um importante trabalho que fazemos não só para nós, mas pensando nas gerações futuras. As atividades são permanentes e terão total apoio do nosso governo”, destacou o prefeito.

 O programa atende as legislações nacional, estadual e municipal. A proposta foi elaborada respeitando a autonomia da unidade escolar e em conformidade com os conteúdos do Currículo Pedagógico Municipal. O projeto “Escola VerdeAzul” foi implementado para que as escolas gerem registros e memória das atividades. “O programa é realizado por meio de ações desenvolvidas nas escolas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e outras pastas. Neste ano, as formações serão desenvolvidas até o mês de dezembro, explicou o secretário de Educação.

 O cronograma de capacitação e a nova plataforma de diálogos foram apresentados durante o evento. “As formações terão sempre como foco a água abrangendo a sustentabilidade, resíduos sólidos, arborização e bem-estar único”, disse a coordenadora de Educação Ambiental Adriana Müller Del Mondo. “A plataforma é um site que nós desenvolvemos para que as escolas possam compartilhar suas ações. Também vamos promover fóruns de discussão sobre os conteúdos apresentados nas formações. O objetivo é criar um ambiente de cooperação para que a educação ambiental seja realizada de forma efetiva”, afirmou o diretor de Educação Ambiental, Augusto Schiavetto.

DESTAQUES

 O público também acompanhou o resultado da avaliação do programa de 2017 e a entrega de certificados para as escolas destaques e as unidades que participaram do programa. Ao todo foram certificadas 46 escolas. “A colaboração das crianças na preservação do meio ambiente é fundamental para o sucesso destas ações. Elas levam o conhecimento obtido na escola para a família e multiplicam o processo de formação”, ressaltou o secretário Paulo Trigo.

 O produtor rural Waldomiro Ivers, parceiro do programa de educação ambiental, foi homenageado na solenidade. “O senhor Waldomiro é um exemplo de cidadão que há tanto tempo atua na preservação do meio ambiente. É uma justa homenagem”, ressaltou o vice-prefeito, Dr. Júlio.

 “Trabalho com o meio ambiente desde 1988. Hoje estou com 83 anos e recebo esta homenagem com muita satisfação. Fico muito feliz em receber os alunos e professores para conhecer os projetos que desenvolvemos. Este programa realizado pela Prefeitura é indispensável”, comentou Waldomiro Ivers.

 Kauã Cruz, aluno do 5º ano da EMEIEF Dr. José Ferreira Carvalho, também recebeu um certificado. O desenho elaborado pelo estudante foi selecionado para representar o logo do programa “Escola VerdeAzul” de 2018. O evento ainda teve apresentações de coreografias dos alunos da EMEIEF Pastor Ismael Pereira do Lago e apresentação musical da EMEIEF Professor Nestor Martins Lino. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários