Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 1 de março de 2018

Compartilhe

 Iniciativa das homenagens foi do vereador Clayton Silva

 A Câmara Municipal de Limeira aprovou dois projetos de decreto (PDL) legislativo que concedem a Medalha de Bravura entre os Justos – Cabo Odilon Lopes para policiais militares que atuam na cidade. Os projetos são de iniciativa do vereador Clayton Silva (PSC) e homenageiam os soldados Marcos Antônio Cordasso dos Passos, José Maurício dos Santos, Alberto Ricielli Sciarramello Furlan e Felipe de Olinda Justino.

 Em relação aos PMs Santos e Cordasso, ambos lotados na 5ª Companhia do 36º Batalhão do Interior, a medalha se deve ao ato de bravura em uma ocorrência que envolvia uma suposta tentativa de suicídio na linha férrea, próximo ao Viaduto Antônio Dalfré, em junho de 2017.

 Após eles serem acionados pelo Centro de Operações (COPOM), os policiais encontraram um idoso que havia sofrido uma queda e não conseguiu se levantar. “No local, os policiais perceberam a aproximação do trem e, rapidamente, conseguiram retirar o senhor dos trilhos, evitando assim que ele fosse atropelado pela locomotiva”, descreveu Clayton Silva que, para homenageá-los, apresentou o Projeto de Decreto Legislativo 3/2018.

 Já a homenagem aos policiais militares Justino e Alberto, por meio do Projeto de Decreto Legislativo 4/2018, se deve à participação deles em um salvamento de uma criança com pouco mais de 18 dias engasgada com o leite materno, em janeiro deste ano. Após serem abordados por um casal, na Avenida Pedro Elias, os PMs iniciaram o atendimento ao bebê. “Mostrando total perícia na execução da Manobra de Heimlich, conseguiram desobstruir as vias aéreas da criança, deslocando-se em seguida para o pronto socorro da Santa Casa de Limeira”, relatou Clayton.

 Os dois projetos foram aprovados por unanimidade na Câmara e recebem pronunciamentos favoráveis dos vereadores. Agora os PDLs vão ser promulgados e publicados no Jornal Oficial do Município.

 A comenda Bravura entre os Justos foi criada pelo próprio vereador, por meio do Decreto Legislativo 27/2017, e tem o intuito de reconhecer atos de heroísmo e de bravura, em situações de extrema necessidade e perigo iminente, a cidadãos. A honraria pode ser concedida por qualquer vereador. “Estas são as primeiras medalhas do tipo concedidas pela Câmara que visam reconhecer atos que exijam destemor, audácia e perícia”, explicou Clayton Silva. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários