Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 1 de março de 2018

Compartilhe

 Projeto está completando 10 anos

 O prefeito Mario Botion anunciou na tarde desta quinta-feira (1), durante entrevista coletiva, parceria com a Votorantim Cimentos para o desenvolvimento no município de um projeto de alta relevância voltado para a área educacional da cidade. “É uma ótima notícia para o setor educacional do município, resultado de uma bela parceria com esse importante grupo da iniciativa privada”, opina o prefeito Mario Botion.

 O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) tem duas âncoras para consolidação. Uma delas é o apoio a gestão educacional desenvolvido pelo município; a segunda é o de mobilização social. “São ações voltadas à gestão, mas também com um olhar permanente na comunidade”, explica Elyda Tavares, analista de responsabilidade social do Sudeste da Votorantim Cimentos.

 O projeto da Votorantim está completando 10 anos. São 103 municípios que estão integrados ao programa. Limeira e mais três municípios do Estado de São Paulo estão celebrando agora a parceria. Segundo Elyda, em março será desenvolvida uma primeira etapa, quando técnicos e educadores da Votorantim farão o diagnóstico da rede municipal de ensino juntamente com os técnicos da Secretaria de Educação. “Pelos contatos com o secretário, fiquei bastante impressionada com os resultados e o trabalho já desenvolvido”, observa.

 Em Limeira, o PVE vai atuar diretamente em 15 escolas e suas respectivas comunidades. Porém, conforme explica o secretário de Educação, André de Francesco, esse número será multiplicado para toda a rede com a formação de mais quatro grupos que estão sendo preparados na Secretaria. “Estamos envolvidos completamente com o projeto, teremos ganhos com a capacitação e treinamento de nossos gestores e também no envolvimento e mobilização da sociedade”, observa.

LEITURA

 O PVE está sendo consolidado para quatro anos. “Temos obtido resultados satisfatórios que refletem no aumento da nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) naqueles municípios onde ocorrem o programa”, explica Elyda. O outro objetivo do programa é valorizar a participação comunitária. “A proposta é permitir que vários atores da sociedade passem a interagir também como educadores dos alunos daquela comunidade”, diz.

 Durante o primeiro ano, o PVE em Limeira reforçará a necessidade da leitura por parte dos estudantes. Trata-se de uma proposta de consolidar isso como um ganho educacional para as pessoas.

 O prefeito Mario Botion destacou que a Educação é um setor preferencial do seu governo, daí os elogios à parceria que acaba de ser celebrada. Ele lembrou os investimentos que estão sendo feitos durante sua gestão. Segundo balanço de receitas e despesas orçamentárias em 2017, o setor recebeu a maior fatia do orçamento – 30,16%. A exigência constitucional é que esse patamar fique em 25%.

 Botion destaca ainda que projetos como esse terão sempre total receptividade da atual administração e o interesse de um grupo como o Votorantim pela nossa cidade confirma a credibilidade que Limeira conquistou. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários