Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 4 de março de 2018

Compartilhe

 Veja a programação

 Para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a unidade de saúde do bairro Santo André, que é vinculada à Prefeitura de Limeira, terá uma programação especial para esse público na próxima semana. De segunda (5) a sexta-feira (9), haverá coleta de exames e orientações na área de saúde.

 Na segunda-feira (5), o tema escolhido é “Hipertensão e Diabetes”. As mulheres interessadas poderão aferir a pressão arterial e coletar exame para diabetes. Na terça-feira (6), o foco será a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, com disponibilidade de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites. O resultado sairá em 15 minutos, e em caso de alteração, a paciente será encaminhada para atendimento especializado no Semil.

 A prevenção ao câncer de colo de útero é o tema da quarta (7) e da sexta-feira (9). A coleta de citologia oncótica (papanicolau) será voltada exclusivamente às pacientes que estiverem com o exame em atraso. Nesse caso, será necessário ir pessoalmente à unidade para agendar o procedimento.

 A quinta-feira (8) será dedicada à prevenção ao câncer de mama. Mulheres com mais de 50 anos que nunca fizeram a mamografia ou estão há mais de dois anos sem o exame, devem procurar o centro de saúde nesse dia para receber orientações. As enfermeiras da unidade fornecerão o pedido para o procedimento e também darão orientações sobre o autoexame das mamas.

 O centro de saúde Santo André fica na Av. Odécio Roland, 145. Informações pelo telefone 3451-2825. Segundo a enfermeira e coordenadora da unidade, Vivian Campos, os exames serão destinados aos moradores da área de abrangência da unidade, que além do Santo André, inclui os bairros Jd. Santana, Terras de São Bento, Parque Centreville, Jd. São Rafael, Jd. Vanessa, Jd. Brasil, Vila Paulista, Vila Castelar, Vila Glória, Vila Fascina, Jd. Laranjeiras. É necessário apresentar Cartão SUS e documento de identificação com foto.

Confira a programação:

Segunda-feira (5) – Hipertensão e Diabetes

Atividade: aferição de pressão e coleta de exame para diabetes

Horário: 8h às 17h

Não é necessário agendamento prévio

Terça-feira (6) – Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Atividade: testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites

Horário: 13h às 16h

Não é necessário agendamento prévio

Quarta-feira (7) – Prevenção ao câncer de colo de útero

Atividade: coleta de citologia oncótica (papanicolau)

Horário: 13h às 16h

É necessário fazer agendamento prévio na unidade

Quinta-feira (8) – Prevenção ao câncer de mama

Atividade: agendamento de mamografia

Horário: 8h às 17h

Não é necessário agendamento prévio

Sexta-feira (9) – Prevenção ao câncer de colo de útero

Atividade: coleta de papanicolau

Horário: das 8h às 11h

É necessário fazer agendamento prévio na unidade (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários