Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 6 de março de 2018

Compartilhe

 Oficinas são gratuitas e ocorrem quinzenalmente, até 4 de junho, no Centro Catequético do Jd. Santa Amália

 Uma dinâmica de grupo para fortalecer a memória foi o tema da segunda edição da “Oficina de Arte e Saúde” promovida segunda-feira (5) pela unidade de saúde do bairro Graminha, da Prefeitura de Limeira. A iniciativa, voltada a idosos que moram na região, começou há 15 dias, com objetivo de promover a integração e a discussão de temas relacionados à terceira idade.

 Divididos em dois grupos, os idosos participaram de uma atividade lúdica em que era necessário trabalhar a memória. Vencia o desafio quem conseguia solucionar o problema em menos tempo. “Nosso objetivo é ativar a concentração e fortalecer a memória dessas pessoas”, disse a assistente social da unidade, Andreza Daniela Santos Costa.

 Após a dinâmica, houve uma palestra sobre hipertensão arterial e diabetes, proferida pelo médico generalista Walfrido Luis Leon, que atua na rede municipal. Segundo ele, o tema foi escolhido porque ambas as doenças apresentam uma grande incidência na população brasileira. “Estudos mostram que 25% da população têm hipertensão arterial”, comentou.

 Para prevenir as doenças e evitar complicações, o médico recomendou manter uma alimentação saudável, intensificar a prática de exercícios físicos e abandonar o tabagismo. “É importante também evitar o excesso de bebidas alcoólicas e a automedicação, fazendo acompanhamento médico periódico”, frisou.

 Uma das presentes, Fátima Maria Lucas de Oliveira, de 64 anos, disse que resolveu participar das oficinas para ter uma ocupação diferente, além dos exercícios que pratica na academia ao ar livre do bairro. “É bom sair um pouco de casa, conversar com outras pessoas”, afirmou.

 As oficinas são gratuitas e ocorrem quinzenalmente, até 4 de junho, no Centro Catequético do Jd. Santa Amália (Rua Augusto Merichi, 183). Nos próximos encontros, serão tratados temas como “Saúde Bucal” e “Prevenção às Quedas”. Informações podem ser obtidas no Centro de Saúde do Graminha. O endereço é Rua Luiz Pereira do Prado, s/nº, telefone 3443-2479. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários