Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 15 de março de 2018

Compartilhe

 Carreira bem-sucedida do atleta terá mais uma etapa internacional neste ano

 Sebastião Guimarães dos Santos, de 95 anos, mostrou que idade não é limite para a vitória. O atleta de Nova Odessa conquistou a medalha de ouro nos 25 metros livres, na categoria G (acima de 90 anos), durante prova dos Jogos Regionais dos Idosos (Jori), realizada no Nosso Clube, em Limeira, na manhã desta quinta-feira (15).

Foram necessários 27 segundos para que o atleta vencesse a competição, segundo ele, com mais de meia piscina de vantagem sobre o segundo concorrente. “Fiquei muito feliz de receber a medalha das mãos da primeira-dama do município (Roberta Botion). Mas o que mais me deixou contente foram os aplausos que recebi do público”, disse.

De acordo com o atleta, esta foi a 33ª medalha de ouro que colocou no peito ao longo de apenas quatro anos dedicados às competições de natação. Nesse período, ele alcançou um currículo invejável, é Campeão Brasileiro de Natação, e no ano passado, conquistou a medalha de ouro no campeonato Sul-americano, no Chile. Além da medalha, ele também bateu o recorde em sua categoria.

Nascido em Cidade de Goiás, em Goiás, Sebastião mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro, onde costumava nadar no mar. Comandante da aviação civil aposentado, ele revelou que só após sua mudança para o interior paulista começou a praticar natação esportiva. Pai de dois filhos, dois netos e dois bisnetos, o nadador é acompanhado por um técnico “rigoroso”. Faz treinos de 50 minutos, no clube que costuma frequentar, o Clube dos Idosos, em Nova Odessa.

Apesar do desempenho dentro das piscinas, ele comentou que precisa de ajuda para subir no “bloco de saída” – espécie de degrau de onde os atletas mergulham na água. “Houve um momento de silêncio, mas quando consegui me posicionar no bloco de saída, da raia 6, todos bateram palmas”, disse. “Pensaram que eu ia dar uma “barrigada”, mas modéstia à parte, nado muito bem. Ninguém acreditava que eu fosse dar um mergulho tão bom”, continuou.

A carreira bem-sucedida do atleta terá mais uma etapa internacional neste ano. Em julho, ele embarca para Orlando, na Flórida (EUA), onde irá disputar o Pan-americano de Natação. “Pretendo conquistar mais uma medalha de ouro” disse.

O Jori vai até domingo (18) e reúne cerca de 3 mil atletas, que disputam 14 modalidades, são elas: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco, tênis e tênis de mesa, vôlei adaptado e xadrez. Todas as informações relativas ao Jori, como chaves, locais, dias e horário dos jogos poderão ser encontradas no site da Prefeitura de Limeira. Basta digitar: www.limeira.sp.gov.br/jori (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *