Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 16 de março de 2018

Compartilhe

 Iniciativa é da Prefeitura de Limeira, em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Unicamp

 A segunda etapa do Censo Arbóreo de Limeira já mapeou as árvores de 238 quadras, em seis bairros. Esta fase teve início em campo no dia 28 de fevereiro e já percorreu o Jd Ipiranga, Pq. Novo Mundo, Jd. Campo Belo, Jd. Gustavo Picinini, Jd. Campo Verde e Jd. Colinas de São João. Nos próximos dias, a equipe deve abordar a Vila Camargo, Jd. Oreste Veroni e região. São nove estagiários atuando por quatro horas diariamente. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Unicamp.

 Os alunos passaram por capacitação e receberam informações sobre a nova legislação de arborização que disciplina o corte e a poda de árvores no município, planejamento e boas práticas de manejo, além de critérios de arborização. A capacitação foi ministrada por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

 Durante a primeira etapa do censo, que ocorreu em setembro, foi mapeada toda a área central e alguns bairros, totalizando 34,85% da área urbana. Foram identificadas 22.726 árvores. Entre as espécies mais encontradas até o momento, estão o Ligustro (Ligustrum lucidum), Pata de Vaca (Bauhinia variegata) e Falsa Murta (Murraya paniculata), que correspondem a aproximadamente 38% das árvores inventariadas.

 O secretário Paulo Trigo ressalta que para planejar de forma eficiente a arborização urbana, é necessário avaliar a situação das árvores já existentes no município. O primeiro censo arbóreo foi realizado em 2008 e identificou quase 60 mil árvores. Trigo ressalta que, agora, além dos dados quantitativos serão coletados dados qualitativos. “Vamos identificar as espécies, porte, condições fitossanitárias das árvores e possíveis conflitos com estruturas urbanas, como calçadas e fiação elétrica”, disse. Essas informações serão cadastradas em um aplicativo para smartphones, que foi desenvolvido pelo departamento de Educação Ambiental. O software também permite cadastrar cada árvore com suas coordenadas geográficas capturadas por GPS. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários