Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 16 de março de 2018

Compartilhe

 São 3 mil atletas de 44 municípios participantes, além de Limeira, que é a cidade-sede do evento

 Muito mais do que uma competição, os Jogos Regionais dos Idosos (Jori) proporcionam a confraternização entre os 3 mil atletas, de 44 municípios participantes, além de Limeira, que é a cidade-sede do evento. Os jogos terminam no domingo (18), e até lá, haverá tempo para muito bate-papo, integração e troca de experiências de vida.

 O prefeito Mario Botion, que hoje (16) pela manhã acompanhou as provas de atletismo e de vôlei adaptado no Sesi, ressaltou que a disputa faz parte do esporte, mas que o verdadeiro espírito do Jori é a amizade. Acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, o prefeito falou sobre a iniciativa. “Limeira se sente muito honrada em receber essa grande celebração de vida e de alegria.”

 A opinião é compartilhada pelo atleta José Carlos da Silva, o Fumaça, considerado o maior corredor de Limeira de todos os tempos. Aos 75 anos, Fumaça conquistou medalha de prata na categoria D, nos 1.100 metros rasos. Durante sua premiada carreira, Fumaça afirma que construiu amizades por todo o Brasil e que sempre encontra algum conhecido quando viaja para participar das competições. “O atletismo é um esporte sofrido, mas tem a satisfação da amizade”, comentou.

 A atleta de Itatiba, Marcília Rodrigues de Souza, 66 anos, que ganhou medalha de ouro na modalidade “coreografia”, ressaltou que o Jori é um momento de socialização. Divorciada, mãe de quatro filhas, Marcília encontrou no esporte a realização pessoal, e atualmente, é professora voluntária de dança cigana e dança circular no município. “Para mim, participar dessa competição é fantástico, só me acrescenta coisas boas”. Hospedada na Emeief Waldemar Lucato, junto a atletas de Amparo, ela conta que alguns idosos ficam acordados até tarde, conversando, jogando dominó ou buraco. “Sou apaixonada pela terceira idade”, concluiu.

 A delegação de Itatiba é uma das maiores do Jori e trouxe a Limeira 140 atletas. A primeira-dama do município, Mayara Lopes, observou que a integração é maior entre os idosos da mesma delegação, no entanto, muitos esperam com ansiedade para reencontrar amigos de outras cidades durante o Jori. “Há uma troca de experiências”, frisou.

 Neste ano, o Jori apresenta 14 modalidades, são elas: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco, tênis e tênis de mesa, vôlei adaptado e xadrez. Todas as informações relativas ao Jori, como chaves, locais, dias e horário dos jogos poderão ser encontradas no site da Prefeitura de Limeira. Basta digitar: www.limeira.sp.gov.br/jori (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários