Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 19 de março de 2018

Compartilhe

 Estação é caracterizada por temperaturas mais amenas

 O outono começa amanhã (20), às 13h16. Neste dia e horário, ocorrerá o equinócio, quando o período de incidência de raios solares é o mesmo nos Hemisférios Norte e Sul. Assim, a data terá 12 horas de dia e 12 horas de noite.

 A estação, que antecede o inverno, é caracterizada por temperaturas mais amenas, com menor quantidade de chuvas e, no decorrer do período, com noites mais longas, propícias para a observação do céu.

 De acordo com o astrônomo Nelson Travnik, responsável pelo Oapes (Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum), a partir do equinócio de outono, as noites se tornam mais longas e os dias mais curtos até o solstício de Inverno no dia 21 de junho quando irá acontecer a noite de maior duração e o dia mais curto.

 “Dizemos que nos equinócios o Sol atravessa o Equador Celeste no chamado Ponto Vernal, que após ter permanecido seis meses no Hemisfério Celeste Sul, entra no Hemisfério Celeste Norte. Essa data é tão importante que até o ano 153 a.C. no Império Romano, o ano iniciava-se no dia 15 de março que era considerado o equinócio da Primavera setentrional. Mais tarde, o dia 21 de março foi estabelecido no Calendário Juliano como data do equinócio de Primavera e mais tarde em 325 d.C. no Concilio de Nicea, essa data tornou-se um marco para a fixação da data da Páscoa como sendo o primeiro domingo após a primeira Lua Cheia que ocorre após o equinócio da Primavera boreal”, explicou Travnik.

 “A Páscoa foi, pois, assentada segundo regras astronômicas. Portanto fica explicado que após o equinócio dessa terça-feira, o próximo domingo, dia 1º de abril, é o domingo de Páscoa”, completou.

 Nas noites de outono, podem ser observadas as constelações de Leão, Orion, Cruzeiro do Sul, Centauro, Carina e Cão Maior, entre outras. O planeta Vênus fica visível imediatamente após o por do Sol e Júpiter começa a aparecer após as 22h na constelação da Balança (Libra). Fechando o mês, no sábado (31), irá acontecer a segunda Lua Cheia do mês, chamada popularmente de Lua Azul.

 O Observatório é aberto para visitação pública aos sábados, desde que não chova, das 19h às 22h. Não é necessário agendamento prévio. O endereço é rodovia Fausto Santomauro, km 3. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários