Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 21 de março de 2018

Compartilhe

 Ao final do programa, cada aluno recebe um “Certificado de Agente Mirim” e a “Carteira Mirim de Habilitação”

 Alunos do 5º ano da Ceief Rafael Affonso Leite, no Jd. Presidente Dutra, em Limeira, participaram nesta quarta-feira (21) do programa “Escola do Trânsito”, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com a Secretaria de Educação. Durante cinco encontros, os estudantes têm acesso a conteúdo sobre as principais regras de trânsito, conceitos de segurança, primeiros socorros, entre outros. Ao final do programa, cada aluno recebe um “Certificado de Agente Mirim” e a “Carteira Mirim de Habilitação”.

 Reunidos na sala de informática, sob supervisão da agente de trânsito Fabiana Cristina de Oliveira, os alunos fizeram um verdadeiro passeio ao universo do trânsito e receberam informações quanto aos riscos do uso de celular ao volante, a obrigatoriedade do uso de capacete por motociclistas, os riscos de crianças menores de 7 anos andarem na garupa de motos, a segurança do pedestre, etc. “Mesmo sendo crianças, todos têm sua responsabilidade no trânsito”, reforçou.

 Considerando-se a faixa etária dos alunos participantes, em torno de 10 anos, um dos destaques do conteúdo foi a segurança para quem anda de bicicleta. A agente reforçou a necessidade dos ciclistas respeitarem a sinalização de trânsito, andando sempre no sentido da preferencial. O uso de roupas refletoras à noite e a adoção de sinais manuais por parte dos ciclistas foram outros pontos abordados durante a aula.

 Seguindo um modelo de aula interativa, as crianças puderam compartilhar as experiências vividas no trânsito. Uma delas, Ana Lívia de Freitas Silva, de 10 anos, revelou aos colegas que já foi vítima de um atropelamento de bicicleta. “Estava saindo de casa e não vi a bicicleta se aproximar em alta velocidade. Fui jogada no chão e desmaiei. Acordei só no hospital”, contou. “É importante prestar atenção no trânsito”, completou. Outra aluna, Raiane Beatriz Oliveira, da mesma idade, confirmou a necessidade de seguir as regras de segurança. “Quando ando de overboard (espécie de skate motorizado) tomo cuidado e uso joelheiras”, afirmou.

 A psicóloga do trânsito e chefe de Fiscalização de Mobilidade Urbana, Vanessa Muniz, ressaltou que a ideia do programa é orientar as crianças para promoção de um trânsito melhor. “Nosso objetivo é incentivá-las a atuarem como multiplicadoras dessas informações, chamando a atenção dos pais para a necessidade de mais segurança, tanto para motoristas, quanto pedestres”, frisou.

 Vanessa informou que o programa ocorrerá ao longo do ano e a meta é levá-lo a 20 escolas da cidade. A primeira capacitação foi realizada em fevereiro no Colégio Acadêmico. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3444-8938. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários