Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 23 de março de 2018

Compartilhe

 Iniciativa voluntária começou em julho de 2017

 Professores voluntários foram homenageados na noite de ontem (22) em uma cerimônia realizada no Paço Municipal (Edifício Prada). Na ocasião, eles receberam um certificado de reconhecimento e gratidão pelo trabalho desenvolvido com os haitianos residentes em Limeira. Com apoio do Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin), 14 docentes ensinam língua portuguesa aos haitianos que moram na cidade. A iniciativa voluntária começou em julho de 2017. “Fomos procurados por Andonick Durame que solicitou o curso de português aos haitianos que residem em nosso município, pois as dificuldades no domínio do idioma eram uma barreira para a entrada no mercado de trabalho, entre outras atividades do dia a dia. Desse modo, lançamos o desafio para alguns voluntários que prontamente nos ajudaram a iniciar o projeto”, explicou a presidente do Conselho, Eliza Gabriel da Costa.

 No primeiro momento, as aulas foram ministradas somente na sede do Comicin, mas depois a proposta foi ampliada para mais dois polos localizados no Jardim Santa Eulália e Novo Horizonte. Atualmente o programa tem 65 alunos. “O amor e a dedicação não têm cor. O projeto começou com quatro professores, hoje somos em dez voluntários e temos no total nove turmas. É uma satisfação colaborar com os nossos irmãos haitianos. Nós ensinamos e aprendemos ao mesmo tempo. Eles têm interesse em aprender e são bem dedicados”, destacou a professora Vilma Massaro.

 Por essas ações de cidadania, o prefeito Mario Botion, acompanhado da presidente do Comicin, entregou aos docentes um certificado de reconhecimento e gratidão. “É uma satisfação recebê-los em nosso município e prestar esta homenagem aos professores que dedicam um pouco do seu tempo e muito do seu conhecimento. O trabalho voluntário não tem preço e tem todo o apoio do nosso governo”, afirmou o prefeito.

 Os haitianos agradeceram a receptividade e o apoio de todos os envolvidos no projeto. “No começo não foi fácil aprender o novo idioma, mas hoje vejo os frutos desta iniciativa. Agradeço o empenho e o carinho dos professores”, disse Durame. “Estamos muito felizes com o resultado do projeto. Esperamos que a iniciativa continue e que possamos crescer na sociedade brasileira”, comentou Yves Dassas.

 Segundo Eliza, a ação está sendo divulgada para outras cidades e estados. “Apresentamos este trabalho em um seminário realizado pela Coordenação de Polítcas para População Negra e Indígena do Estado de São Paulo, e também para a Universidade Federal de Tocantins que solicitou informações”, ressaltou a presidente do Comicin.

 Estiveram presentes na cerimônia os secretários Antonio Peres (Comunicação Social) e Farid Zane (Cultura), além de conselheiros do Comicin. “A Secretaria de Cultura está sempre à disposição”, disse Zaine.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no telefone: 3495-9518 (Comicin), das 9h às 16h.

HOMENAGEADOS

Andrea Cristina Ventura

Eliza Gabriel da Costa

Fátima Albertini

Flávia Maria de Oliveira

Gilberto Massaro

Joana Aparecida da Silva

Luiz Antônio dos Santos

Meire Cristina Rodrigues de Matos Campoi

Nilcélio A. Barbosa

Paulo Sérgio Caires

Sandra Regina da Silva

Sônia Pelegrino

Tânia Maria Oliveira Rosário

Vilma Massaro (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários