Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 24 de março de 2018

Compartilhe

 Local se destaca pelo cuidado na higienização, iluminação e sistema de ar-condicionado para evitar a propagação de bactérias

 A Policlínica, serviço mantido pela Prefeitura de Limeira, abriga um centro de excelência no atendimento à saúde. Trata-se do “Ambulatório de Feridas, Incontinência e Estomia”, voltado a pacientes com feridas complexas, incontinência urinária e que fazem uso de bolsas abdominais ou medicamentos injetáveis de alto custo.

 Segundo a enfermeira e especialista em dermatologia e em estomaterapia, Hélida Alves Cabral da Costa, as feridas mais graves geralmente estão associadas a diabetes, insuficiência venosa ou outras doenças crônicas que dificultam a cicatrização. A enfermeira salienta que essas feridas precisam de tratamento prolongado, muitas vezes diário, e para obter êxito, são usadas coberturas (curativos) de alta complexidade, chamadas “inteligentes”.

 Outra área de atuação diz respeito às estomias, palavra de origem grega que significa “abertura”, “boca” ou “orifício”, decorrentes de procedimentos cirúrgicos para tratamento de câncer, má formação congênita ou traumatismos. Nessas situações, uma bolsa é colocada na região abdominal para coleta de fezes. No caso da incontinência urinária, a enfermeira esclarece que os pacientes procuram o Ambulatório para a troca do cateter,pelo qual a urina é conduzida até uma bolsa.

 Hélida salienta que o serviço apresenta um perfil altamente humanizado e conta com equipe treinada para atuarna melhoria da qualidade de vida dos pacientes, na reabilitação ou na adaptação a um novo modo de vida imposto pela doença. “Dispomos de profissionais especializados para acolher esses pacientes, em sua maioria idosos, que apresentam outras comorbidades. Por se tratar de um atendimento prolongado, acabamos criando vínculos de amizade”, frisou.

 É o caso da paciente A.C.B., de 32 anos, que recorreu ao Ambulatório após uma cirurgia para retirada da vesícula. Ela conta que os pontos abriram e que recebe atendimento há aproximadamente 1 mês. “Não conhecia esse serviço. A equipe é muito boa e cuidadosa. Minha recuperação tem sido muito boa”, disse.

 Ao longo dos anos, o Ambulatório tornou-se referência na cidade. “Pelo reconhecimento que conquistamos, recebemos estagiários enfermagem, de médicos que fazem residência na área de cirurgia vascular na Santa Casa e de cursos técnicos de enfermagem.

 Passam pelo Laboratório aproximadamente 500 pacientes por mês, sem contar os procedimentos para aplicações de medicamentos de alto custo. Além de três salas de curativo, dois consultórios e sala de medicação, o local se destaca pelo cuidado na higienização, iluminação e sistema de ar-condicionado para evitar a propagação de bactérias.

 O Ambulatório de Feridas, Incontinência e Estomia fica na Av. Ana Carolina de Barros, Levy, 220, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3443-6101 ou pelo e-mail: ambulatoriolimeira@gmail.com (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários