Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 31 de março de 2018

Compartilhe

 Novo espaço apresenta instalações mais amplas e melhor distribuídas

 Será inaugurada na próxima segunda-feira (2), às 8h, a nova sede do Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema), na Rua Alagoas, 848, na Vila Cristovam, em Limeira. O novo espaço apresenta instalações mais amplas e melhor distribuídas. Atualmente, o serviço atende 28 pacientes, de 3 a 40 anos, diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 Anteriormente, o serviço funcionava na Rua João Machado Gomes Júnior, 525, no Jd. Santa Lina. Porém, com a mudança, houve a criação de um espaço para a estimulação pedagógica infantil, área de convivência dos pais e refeitório. Além disso, o local conta com sala de oficinas para adultos, sala de pré-oficinas para adolescentes e sala de atendimento do “contraturno”. Para tanto, o Cema conta com pedagogos, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social.

 Segundo a coordenadora do Cema, Benedita Aparecida Faustino Duarte, o contraturno é voltado às crianças que frequentam a creche ou a escola e que são atendidas pelo Cema no período oposto. “Essas crianças vêm até o Cema duas vezes por semana para o trabalho de estimulação global, que inclui o desfralde e o estímulo às atividades de vida prática e diária”, disse. Já as oficinas e as pré-oficinas oferecem atendimento aos adultos e adolescentes de segunda a quinta-feira, quatro horas por dia.

 Inaugurado pela Prefeitura de Limeira há 24 anos, o Cema está em sintonia com a nova Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com TEA, instituída pela Lei 12.764, que prevê a intersetorialidade no desenvolvimento de ações e da política de atendimento ao autista. Conforme Benedita, que é pedagoga, psicopedagoga e especialista em educação especial, esse modelo é sustentado pelo tripé Caps i, Cema e Educação, sendo que alguns casos também recebem acompanhamento de psiquiatra da Saúde Mental. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários