Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 31 de março de 2018

Compartilhe

 Evento é o maior sobre recursos hídricos no mundo e chega pela primeira vez no hemisfério sul

 O secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, Paulo Trigo, e o diretor de Educação Ambiental, Augusto Schiavetto, participaram na última semana do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorreu em Brasília. O evento é o maior sobre recursos hídricos no mundo e chega pela primeira vez no hemisfério sul. O tema desta edição foi “Compartilhando a água”.

Tema de grande destaque nas discussões do evento foi a gestão participativa dos recursos hídricos. “A participação de toda a sociedade nas tomadas de decisão sobre o tema é urgente”, frisa o Trigo. Schiavetto complementa que a educação ambiental tem um papel fundamental na formação de cidadãos engajados social e politicamente para enfrentar os desafios que estão surgindo.

Trigo avalia como positiva a participação no evento. “Foram dias de intenso aprendizado e acesso a grande quantidade de informações de diferentes realidades que irão contribuir com o trabalho que estamos desenvolvento em Limeira”, frisou. Trigo ressaltou que o município é amplamente banhado por ribeirões e praticamente autossuficiente no abastecimento de água com rios que nascem das bacias do município. O secretário conheceu, por exemplo, iniciativas com novas tecnologias de Israel no reúso e dessalinização da água, além de casos de total falta de saneamento e abastecimento, que levaram as populações a buscarem soluções criativas como captação da água de orvalho.

Ele também pontuou como destaque as discussões sobre a agricultura irrigada, comumente vista como uma grande vilã por uma primeira análise da quantidade de água consumida no cultivo. “É necessário, no entanto, avaliar a sua eficiência, já que ela representa 40% da produção global, mesmo ocupando apenas 20% das terras agriculturáveis.” O secretário frisou que esse exemplo mostra a importância da promoção do debate com análises de diferentes pontos de vista. “Esse é o principal legado do Fórum Mundial da Água no Brasil.” (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários