Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 8 de abril de 2018

Compartilhe

 Atividade começou às 7h30 com uma sessão de Yogaterapia

 Para marcar o Dia Mundial da Saúde, comemorado no sábado (7), o Ambulatório de Saúde Mental de Limeira promoveu nesta sexta-feira (6) uma mostra das ações desenvolvidas por meio de grupos de trabalho. Atualmente, o Ambulatório possui 33 mil prontuários ativos – de crianças, jovens e adultos – e dispõe de profissionais das áreas de psiquiatria, psicologia, assistência social, terapia ocupacional, fonoaudiologia e serviços farmacêuticos, que incluem a dispensação de medicamentos.

 A atividade começou às 7h30, com uma sessão de Yogaterapia, orientada pela fonoaudióloga Ana Paula Bremer. Na sequência, a psicóloga Gabriela Simoneti da Costa coordenou uma roda de conversa sobre o papel do SUS e a correlação entre os sentimentos e os processos de saúde e de adoecimento. Uma animada sessão de musicoterapia, articulada pela também psicóloga Elizabete Gonçalves, estimulou a integração e o fortalecimento de vínculos dos pacientes do “Grupo Aconchego” – voltado a pacientes com esquizofrenia e outros transtornos mentais.

 No final da manhã, entraram em ação as fonoaudiólogas do “Grupo Afasia”, Fernanda Brandão e Agnes Beatrix Huth, que elaboraram uma oficina culinária. O “Grupo Afasia” oferece atendimento a pacientes que apresentam dificuldade na fala, sobretudo em decorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral). A iniciativa terminou com a exibição do filme “Divertida Mente”, seguida de uma dinâmica focada no público infantil, com a fonoaudióloga Daniele Maria Lins e a psicóloga Maria Lúcia Ribeiro.

 Segundo a farmacêutica e coordenadora do Ambulatório, Carolina Nardi Duarte, os profissionais que atuam no local adotam ações integradas e a formação de grupos específicos que visam a melhoria contínua da saúde dos pacientes. É o caso de Ivalda Peruck Terini, de 62 anos, que frequenta a yogaterapia há três anos. Ela disse que conseguiu reduzir o volume de medicamentos para tratar a depressão. “Tenho um controle emocional maior”, disse.

 Localizado na Av. Ana Carolina de Barros Levy, 650, o Ambulatório está com inscrições abertas para dois novos grupos, de Acupuntura e de Yogaterapia. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3497-3853 e solicitar a participação no processo de triagem. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

AÇÕES

 Ao longo da semana, outras unidades de saúde também promoveram atividades alusivas à data. Na segunda-feira (2), o centro de saúde Graminha realizou uma palestra para idosos sobre a gripe. E na quinta-feira (5), as unidades dos bairros Nova Limeira e Parque Hipólito organizaram uma roda de conversa sobre alimentação saudável. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários