Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 12 de abril de 2018

Compartilhe

 Doença é mais comum em crianças

 A doença viral mão-pé-boca (Coxsackie), também passou a atingir Limeira neste outono. Nossa reportagem conversou com a pediatra Dr. Maria Lúcia Orsi, mais conhecida como Malu, que atua há 30 anos na área. Segundo a médica, os casos em Limeira aumentaram neste ano. “A doença é comum no início das estações, seja no outono ou primavera. Todo ano aparecem pacientes com o vírus, mas esse ano houve um aumento do índice.”, comentou.

 O período de incubação da doença varia de três à sete dias e após o aparecimento, o paciente passa a ter bolhas nas mãos, pés e feridas na boca, além de apresentar febre alta, também podendo ter diarreia e conjuntivite em casos mais isolados.

 Os adultos também podem contrair a doença, caso entre em contato com alguém que esteja contaminado. “Os adultos também podem contrair, seja pelo espirro, saliva e até pelas secreções das bolhas. A doença não é grave, mas os pacientes que contraírem o vírus devem ficar afastados dos demais por pelo menos três dias.”, explicou a Dr. Malu.

 Nossa reportagem também procurou pela Vigilância Epidemiológica, que por meio de nota, informou que encaminhou orientações às escolas municipais sobre os cuidados com a prevenção. A Divisão ainda recomendou que as crianças não compareçam à escola, por pelo menos sete dias (se a criança contrair a doença), e ainda, que as unidades escolares notifiquem todos os casos da doença. Em Limeira, foram registrados 38 casos da doença até agora, segundo a pasta. (Cauê Pixitelli)

 Foto: Reprodução


Compartilhe

Comentários

comentários