Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 15 de abril de 2018

Compartilhe

 Desde o dia 2, o Cema funciona em novas instalações

 A Secretaria de Saúde de Limeira realizou nesta semana, na sede da Secretaria de Educação, uma capacitação sobre o Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R). A iniciativa foi voltada aos profissionais do Caps e do Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema). O PEP-R é um instrumento de avaliação e reavaliação de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que facilita a elaboração do planejamento psicoeducacional individualizado.

 Segundo a coordenadora do Cema, Benedita Aparecida Faustino Duarte, por meio desse instrumento são avaliadas características como coordenação motora ampla, coordenação motora fina, coordenação viso motora, percepção, imitação, performance cognitiva e cognição verbal. Além disso, permite a observação de áreas relacionadas ao afeto e respostas sensoriais.

TEA

 A Prefeitura de Limeira segue a Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com TEA, que prevê a intersetorialidade do atendimento. Esse modelo, conforme a coordenadora, é sustentado pelo tripé Caps i, Cema e Educação, sendo que alguns casos também recebem acompanhamento de psiquiatra da Saúde Mental.

 Desde o dia 2, o Cema funciona em novas instalações, na Rua Alagoas, 848, na Vila Cristovam. Atualmente, o serviço atende 28 pacientes, de 3 a 40 anos. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários