Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 16 de abril de 2018

Compartilhe

 Reunião buscou abordar de forma ampla o atual cenário econômico, com base nas informações fornecidas pelo Banco Central

 Reforçando a política de transparência e de eficiência adotada pela atual gestão do Instituto de Previdência Municipal de Limeira (IPML), a empresa de consultoria financeira LDB apresentou aos membros dos conselhos Administrativo e Fiscal um panorama sobre o cenário econômico e uma análise da carteira de investimentos do órgão. A explanação, que ocorreu na última quinta-feira (12), teve como finalidade debater as boas práticas do capital financeiro do instituto visando apresentar os eventuais riscos a serem observados pela atual gestão.

 Superintendente do IPML, Edilson Merli ressalta que a reunião buscou abordar de forma ampla o atual cenário econômico, com base nas informações fornecidas pelo Banco Central, e realizar o acompanhamento dos investimentos aplicados pelo IPML. De acordo com ele, a participação de todos os conselheiros, tanto fiscal como administrativo, assegura maior transparência e eficiência na discussão dos assuntos de interesse dos servidores públicos.

 “O IPML, além de contar com a participação ativa dos membros do Conselho Administrativo e Fiscal, também conta em sua estrutura do Comitê de Investimentos formado por membros da Diretoria Executiva e representantes do Conselho Administrativo, que possuem a CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 10)”, explica. A certificação é oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais e tem por objetivo atestar que profissionais tenham conhecimento do mercado.

 A LDB é uma empresa de consultoria contratada pelo IPML para contribuir com informações vitais para auxiliar os membros na adoção de boas práticas dentro da entidade. Representante da LDB, Marcos Almeida frisa que o apoio é importante para contribuir nas tomadas de decisões dos conselheiros. “Além da prestação de contas, a apresentação permitiu demonstrar o cenário econômico atual com base nas informações do Banco Central e analisar diversos aspectos quanto ao mercado, liquidez, crédito e fatores operacionais”, disse.

 O superintendente do IPML, Edilson Merli, frisou que o Conselho Administrativo é órgão máximo do IPML; é ele que delibera sobre as diretrizes administrativa e aprova a Política de Investimentos do IPML; por isso, as reuniões mensais servem para auxiliar no monitoramento de desempenho de riscos de mercado e enquadramento das aplicações de recursos, conforme prevê as resoluções do Conselho Monetário Nacional.

 “O IPML segue todas as diretrizes e metas aprovadas na Politica Anual de Investimentos. É ela que norteia, de forma geral e detalhada, onde serão aplicados todo o capital financeiro do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), de acordo com o que prevê a Resolução do CMN 3922/10 e alterações da resolução 4604/17”, ressaltou.

 Ainda de acordo com Merli, superintendente, buscar a capacitação dos membros dos conselhos é uma meta que vendo cumprida nessa gestão; nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o IPMl e sua estrutura organizacional e principalmente a manutenção de equilíbrio atuarial e financeiro das contas do instituto, pois esses são componentes fundamentais para garantir a existência de um sólido regime próprio de previdência social em nosso município. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários