Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 18 de abril de 2018

Compartilhe

 Amamentação traz inúmeras vantagens

 O prefeito Mario Botion regulamentou a lei da vereadora Erika Tank (Lei nº 5682/16) que cria o Comitê de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável. O objetivo é o incentivo à amamentação como uma ação estratégica na promoção da alimentação saudável, redução da morbidade e mortalidade infantil e neonatal. O Decreto (nº 123/2018) foi publicado terça-feira (17) no Jornal Oficial do Município.

 O Comitê vem sendo articulado pela vereadora Erika desde o começo de 2015. “Através de indicação e requerimento naquele ano, obtive como resposta da Secretaria de Saúde que existe no município o grupo condutor da Rede Cegonha, que inclui as discussões sobre aleitamento materno. Mas foi pontuado que haveria a possibilidade de se criar esse comitê. Com isso, passamos a elaborar o projeto com as normas a serem adotadas quando de sua criação”, reforça Erika.

 “Abracei uma causa da médica Soraia Drago Menconi, responsável pelo Banco de Leite da Santa Casa, para que pudéssemos seguir nessa implantação que trará tantos benefícios à população limeirense”, complementou. A pediatra auxiliou a vereadora na elaboração da lei para que todos os mecanismos necessários estivessem contemplados na proposta.

 Vinculado à Secretaria de Saúde, o Comitê será composto por 12 integrantes, dos respectivos segmentos: Executivo; Legislativo Municipal; Banco de Leite; Secretaria de Comunicação Social; OAB; Nutrição da Secretaria de Saúde; Ceprosom; além de cinco especialistas da área, indicados pela pasta. Nos próximos dias, Lucas informou que a secretaria fará o envio de ofícios a essas instituições, solicitando a indicação de representantes.

Calendário

 A lei de Erika Tank também previa a instituição da “Semana Municipal de Aleitamento Materno” no Calendário Oficial, que será comemorada anualmente entre os dias 1º e 7 de agosto, simultaneamente à semana mundial de aleitamento materno. Agora, com o decreto, a data será comemorada oficialmente com campanhas e eventos sobre a questão da amamentação. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários