Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 20 de abril de 2018

Compartilhe

 Funcionários abordaram diversos assuntos

 Alunos do 5º ano da Emeief Professor Nestor Lino, na Vila Camargo, em Limeira, receberam nesta sexta-feira (20) o projeto “Samuzinho”, desenvolvido em parceria pelas secretarias de Saúde e de Educação. A iniciativa visa aproximar os estudantes da rotina do Samu e sensibilizá-los sobre a importância do serviço.

 Durante o encontro, os profissionais do Samu falaram sobre o fluxo de atendimento, a função das ambulâncias de suporte básico e de suporte avançado (usada em ocorrências mais graves), os meios de contato com a população (telefone 192), os tipos de acidentes mais frequentes e como evitá-los. Os estudantes também participaram de uma aula prática de primeiros socorros e foram orientados a respeito de como agir em casos de desmaio e crises convulsivas.

 A enfermeira do Núcleo de Educação em Urgência do Samu (NEU), Fernanda Cantão Silva, ressaltou que um dos principais objetivos da atividade é divulgar o trabalho do Samu, e ao mesmo tempo, reduzir a ocorrência de trotes. Na ocasião, os alunos também receberam folhetos sobre o 192 Smart – um aplicativo de celular que facilita o contato com o Samu.

 O vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, esteve na escola para acompanhar a iniciativa e falou sobre os benefícios do projeto. “As crianças dessa faixa etária estão formando conceitos de ética e cidadania e poderão contribuir para uma sociedade mais responsável em relação à segurança no trânsito”, frisou.

 Uma das alunas da escola, Sophia Fonseca, de 10 anos, aprovou a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o tema. “O Samu nos ajuda muito e está sempre ali quando a gente mais precisa”, comentou.

TRÂNSITO

 O “Samuzinho” integra as atividades do programa “Escola do Trânsito”, da Secretaria de Mobilidade Urbana. A Escola do Trânsito visa conscientizar os estudantes sobre as principais regras de trânsito, bem como os conceitos de segurança para pedestres, motoristas e ciclistas. Ao final do programa, com duração de cinco dias, cada aluno recebe um “Certificado de Agente Mirim” e a “Carteira Mirim de Habilitação”.

 A psicóloga do trânsito e chefe de Fiscalização de Mobilidade Urbana, Vanessa Muniz, ressaltou que a ideia é orientar as crianças para promoção de um trânsito melhor. “É um programa bem produtivo, porque as crianças são ouvidas pelos pais e acabam atuando como multiplicadoras”, frisou. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3444-8938. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários