Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 25 de abril de 2018

Compartilhe

 Participação é voluntária e gratuita

 As inscrições para a edição 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) poderão ser feitas até a sexta-feira (27), às 23h59, no endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja. O Encceja é direcionado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida.

 Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, em 5 de agosto. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

 Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

PROVAS

 O Exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha por prova.

 No Ensino Fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas são: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. No Ensino Médio, as áreas são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

 Mais informações podem ser obtidas no endereço: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/1436137 (Da redação Portal Notícia de Limeira)

 Foto: Reprodução


Compartilhe

Comentários

comentários