Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 4 de maio de 2018

Compartilhe

 Aplicativo visa o mapeamento e eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue

 A Secretaria de Saúde recebeu na semana passada, integrantes do Conselho de Pastores de Limeira (Copel), que vieram apresentar a versão inicial de um aplicativo de controle do Aedes aegypti. Participaram da reunião, o secretário-chefe de gabinete e secretário interino de Saúde, Edison Moreno Gil, o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, a chefe de Divisão de Controle de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, o pastor Paulo Moraes e o estudante de Engenharia de Telecomunicações da Unicamp, Henrique Dal Mora.

 Denominado “Caminho Coletivo”, o aplicativo foi desenvolvido por Moraes, da Venturança Aceleradora de Empreendedores, que também é doutorando em Tecnologia pela Unicamp/Limeira. Segundo ele, a ideia surgiu a partir de uma reunião do prefeito Mario Botion com a sociedade civil, sobre a campanha de combate à dengue.

 Por meio de uma proposta interativa, o aplicativo visa o mapeamento e eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Além disso, traz informações sobre a dengue, os cuidados com a prevenção e o “checklist” semanal.

 Paulo esclarece que toda vez que o usuário elimina um criadouro, ganha pontos que vão sendo acumulados. “É uma forma descontraída e inovadora de promover o engajamento da população na prevenção à dengue. Nossa perspectiva é trabalhar na evolução do aplicativo e transformá-lo numa espécie de “Pokémon Go” de combate à dengue”, afirmou.

 Ferrari destacou a proatividade do Pastor Paulo em causas sociais e comentou a importância do dispositivo. “O diferencial do aplicativo é a possibilidade de fomentar a participação do cidadão na eliminação de criadouros e desenvolver o espírito de cidadania”, frisou.

 O aplicativo “Caminho Coletivo” está disponível para sistemas Android e pode ser baixado pelo App Store. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários