Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 8 de maio de 2018

Compartilhe

 Apoio é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura

 Andando pela cidade, facilmente encontram-se grades, madeirites e pedaços de concreto que nem sempre são associados à possibilidade de ser e tornar-se arte. O artista Wesler Machado, conhecido como Alma, viu nestes objetos a chance de desenvolver um trabalho artístico. Assim, surgiu a exposição “Abstrato de Percurso”, aberta para visitação a partir desta sexta-feira (11), às 19h, no Espaço Expositivo do Museu Histórico e Pedagógico “Major José Levy Sobrinho”. O apoio é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e a curadoria é do cubano Andrés I. M. Hernández.

 Na exposição, Alma compartilha com o público sua pesquisa na produção artística. O artista trabalha o micro e o macro, em que cria uma linha que cruza sua produção, com sua memória pessoal e dos espaços urbanos abandonados ocupados, que são a premissa de sua pesquisa.

 Alma iniciou o trabalho artístico no grafitte, migrando para a arte contemporânea ao pintar em locais abandonados e paredes com ruído. A partir disso, surgiu a necessidade de recolher materiais encontrados nesses ambientes durante e no decurso da ocupação – entulhos, ferragens, madeiras objetos e afins – e produzir peças com eles. Essa atitude causa um deslocamento desses itens – do abandono para a construção dos novos suportes, gerando novos trabalhos. A mostra tem como objetivo deslocar a memória pessoal e dos espaços ocupados (elementos físicos encontrados), levando-os para dentro do espaço expositivo.

 Sempre ativo em salões e exposições, este ano, o artista concluiu que deveria mostrar seu trabalho em Limeira. “Faz 15 anos que pinto e na minha cidade nunca fiz nada. Por que não fazer agora? A exposição é também uma forma de contribuir, porque alguns salões de arte me deram bons resultados então, por que não retribuir? Limeira é uma cidade que tem bons artistas. E o que é mostrado aqui é uma arte totalmente diferente do que a gente faz, é uma arte de pesquisa”, disse Alma.

 Ele explicou ainda que os desenhos que vêm trabalhando se referem ao que vê na rua, por isso o nome Abstrato de Percurso. “Eu vou percorrendo a cidade, os caminhos por onde eu passo e outras coisas eu registro pelo celular e algumas na memória”.

 A exposição contará com educativo do artista para os interessados em conhecer mais sobre o projeto. A mostra recebe ainda alunos da FAAL para monitoria acompanhada.

 A visitação acontece de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. Mais informações e agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3441-4805. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários