Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 11 de maio de 2018

Compartilhe

 Atelier é um espaço que acredita na inexistência de fronteiras entre cultura e natureza ou hierarquia entre um mundo humano e um mundo não-humano

 Com o princípio de refletir sobre problemáticas socioambientais, experimentando outras formas de habitar, se expressar e ser no mundo, a exposição coletiva “Contágio” reúne artistas de representatividade na região para desenvolverem processos poéticos. A atividade acontece neste domingo (12), das 14h às 22h, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Este ano, o evento recebe os artistas limeirenses Gilio Mialichi, que é também professor de artes plásticas da Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), e Wesler Machado, conhecido como Alma que, a partir desta sexta-feira (11) inaugura a exposição “Abstrato de Percurso”, no Espaço Expositivo do Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho.

 O atelier é um espaço que acredita na inexistência de fronteiras entre cultura e natureza ou hierarquia entre um mundo humano e um mundo não-humano. Assim, os artistas interagem com o ambiente para estruturar outras condições de vida, de forma que cada participante produza subjetividade e expressão, sendo artista ou visitante.

 Mialichi apresenta “Homocrisálida”, trabalho desenvolvido pela primeira vez em 2008, construído a mão. “Trata-se de uma instalação que contém uma crisálida de 2 metros de altura por 15 centímetros de raio, inédita e feita com materiais encontrados no local”. De acordo com ele, é um trabalho sustentável em que o artista apresenta sua poética: o universo materno pessoal. Eu gosto da experiência por ter a ver com as coisas que faço. Além de ter uma boa relação entre a minha produção e o espaço expositivo, por ser alternativo, posso também conhecer novos artistas, o que gera novas possibilidades de trabalhos”, comentou.

 Já o trabalho de Alma explora um lado espiritual e místico, ligando o signo do artista e seus elementos com alimentação, em uma ação performática. “Tenho um pensamento de que tudo é natureza, tudo a nossa volta está relacionado, mas a gente não para pra pensar muito nisso”, explicou. Ele acrescentou ainda que a exposição é “uma experiência totalmente nova”.

 “Contágio” conta com a curadoria de Mathias Reis, Artista Visual e Mestre em Linguagens, Mídia e Arte pela PUC-Campinas, e acontece na Rua Luis Vicentim Sobrinho, 611, Barão Geraldo, Campinas. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários