Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 18 de maio de 2018

Compartilhe

 Base de apoio do Pelotão Ambiental foi reativada no início da atual administração

 Moradores do Bairro Parronchi se reuniram e desenvolveram um trabalho para revitalizar a área onde está sediada uma base de apoio do Pelotão Ambiental da Guarda Civil de Limeira. A ação comunitária envolveu aspectos como corte de mato e limpeza de todo o espaço e foi realizada nos últimos dias. “A participação da comunidade garante um aspecto de pertencimento do espaço público, nesse caso num prédio voltado para a segurança. É um trabalho exemplar”, diz o prefeito Mario Botion.

 Desde o início do atual governo, a Prefeitura vem realizando ações em conjunto com a comunidade em equipamentos públicos, como nas áreas de lazer e de esportes. “A comunidade precisa efetivamente se sentir responsável por esses espaços, que na verdade pertencem a ela mesmo”, reforça o prefeito. Trabalhos desse tipo funcionam ainda como forma de se evitar ações de vandalismo.

 A base de apoio do Pelotão Ambiental foi reativada no início da atual administração. Até então, o local se encontrava fechado. Na época, a estrutura recebeu pintura e algumas melhorias. O local tem rondas diárias do Pelotão Ambiental, na parte da manhã e à tarde. Guardas permanecem na região por um tempo, para atender demandas e denúncias de ocorrências por parte da população. “Desde o ano passado, atendemos a solicitação do prefeito para reativar a base. Agora, o envolvimento da comunidade está sendo fundamental”, afirma o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves da Silva. A situação ainda faz ampliar a sensação de segurança no local.

PELOTÃO AMBIENTAL

 Além do atendimento na zona rural, o Pelotão Ambiental também realiza trabalhos na área urbana. São três viaturas equipadas para atender ocorrências de crimes ambientais, descartes irregulares de resíduos, retiradas de entulho, resgate de animais e apoio à fiscalização do meio ambiente.

 Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, no ano passado foram atendidas aproximadamente 254 ocorrências, 375 animais recolhidos, 81 veículos apreendidos em operações rurais, 197 pessoas abordadas e 22 pessoas presas.

 O ponto de apoio do Pelotão Ambiental atende no telefone 3443-6451, enquanto que a Guarda Civil nos telefones 3441-0103 ou 153. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários