Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 19 de maio de 2018

Compartilhe

 Representantes da empresa e do sindicato já se reuniram duas vezes

 O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Limeira (Sindttrul) apresentou à Viação Limeirense (concessionária do transporte coletivo de Limeira atualmente sob intervenção) a pauta de reivindicações sociais e econômicas referentes ao dissídio coletivo dos trabalhadores da empresa.

 A entidade está pleiteando um reajuste salarial de 8,82% (2,82% fixado pelo INPC de março de 2018 e mais 6% de aumento real), além de um valor de R$ 2.395,69 correspondente a Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

 Representantes da empresa e do sindicato já se reuniram duas vezes. A Viação Limeirense pleiteou que as negociações fossem suspensas até que outras empresas do setor fechassem seus dissídios na região. Porém, houve recusa.

 No próximo dia 22, a empresa levará a proposta oficial numa terceira reunião de tentativa de negociação.

CRISE

 A Viação Limeirense não tem margem de segurança financeira para conceder reajuste salarial e outros itens econômicos que fiquem acima da correção inflacionária. A empresa apresentava com um quadro econômico de extrema gravidade quando da medida de intervenção.

 A Viação Limeirense acumula dívidas de R$ 90 milhões. Qualquer reajuste provocaria um aumento desse rombo, agravado por um quadro de colapso e de desiquilíbrio econômico-financeiro – o que implicaria em eventual aumento da tarifa do transporte coletivo.

 Sob intervenção desde o início do ano passado, a empresa vem adotando medidas que contemplem um atendimento mais eficaz dos seus usuários. Nesse sentido, investimentos com manutenção da frota são feitos de forma permanente, além de controle maior sobre a questão operacional do sistema – situação que, por exemplo, fez reduzir para índices muito pequenos queixas envolvendo o transporte coletivo da cidade. Além disso, a empresa está colocando em ordem os direitos trabalhistas que não vinham sendo cumpridos pelos donos. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

 Foto: Reprodução SIT


Compartilhe

Comentários

comentários