Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 26 de maio de 2018

Compartilhe

 Prefeito argumenta inúmeros aspectos para justificar a medida

 O prefeito Mario Botion decretou no início da noite desta sexta-feira (25) estado de emergência no município diante da grave crise de abastecimento de combustível que afeta o país. A medida será publicada no Jornal Oficial do Município, na edição deste sábado, que pode ser acessado no site limeira.sp.gov.br

 A exemplo do que ocorre em todo o país, serviços públicos no âmbito do município estão sofrendo forte impacto. Como há um grande impasse em torno da solução do problema no âmbito nacional, Botion decidiu pelo decreto. A medida foi tomada durante reunião mantida com todo o seu secretariado ocorrida entre o final da tarde e início da noite desta sexta-feira, no “gabinete de crise”.

 No decreto, o prefeito argumenta inúmeros aspectos para justificar a medida. O desabastecimento passou a ser sentido nos últimos dias. Ele é decorrência de uma greve de caminhoneiros contra os valores de combustíveis, movimento iniciado na última segunda-feira.

 O estado de emergência, conforme explica o secretário de Assuntos Jurídicos, Daniel de Campos, estabele maior liberdade de ações por parte da máquina administrativa e funciona como um instrumento que permite ao município tomar medidas preventivas, reparadoras e emergenciais diante das ocorrências provocadas pela falta de combustível.

TRANSPORTE COLETIVO

 O transporte coletivo de Limeira terá funcionamento no sábado (26) e na segunda-feira (28) com metade de sua capacidade, a exemplo do que já ocorreu nesta sexta-feira (25). Já no domingo, o transporte coletivo de Limeira excepcionalmente não estará funcionando.

 Definições sobre o funcionamento do transporte coletivo de Limeira foram tomadas na manhã desta sexta-feira a partir de entendimentos entre a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Viação Limeirense, concessionária do transporte coletivo hoje funcionando sob regime de intervenção. O prefeito Mario Botion, que comanda pessoalmente o “gabinete de crise” – criado na Prefeitura em decorrência dos fatos ocorridos no cenário nacional – deu aval para a medida.

 De acordo com o entendimento, 50% da frota de veículos estarão nas ruas neste sábado e na segunda-feira. Nenhuma linha de ônibus será impactada totalmente, porém o passageiro terá que aguardar mais tempo nos pontos para poder fazer o embarque, justamente pelo fato de 50% dos veículos terem sido retirados das ruas. O funcionamento se dará dessa forma num esforço para garantir que os ônibus não parem totalmente – exceto no domingo.

OUTROS SERVIÇOS

 Por determinação do prefeito Mario Botion, outros serviços essenciais terão funcionamento regular sábado (26), domingo (27) e segunda-feira (28). São os casos do Samu, Central de Ambulância, Corpo de Bombeiros (que recebe combustível do município), Guarda Civil Municipal (GCM) e os agentes de trânsito. Hoje (25), todos esses serviços já funcionam de forma regular.

 A coleta de lixo funcionou normalmente hoje, situação que se repetirá neste sábado e também na segunda-feira.

 As aulas na rede municipal serão mantidas na segunda-feira (28).

 As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão normalmente na segunda-feira. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários