Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 6 de junho de 2018

Compartilhe

 Confira a programação completa

 “Quando chegar em casa, vou tirar as coisas que acumulam água de onde pega chuva.” A fala é de Pietro da Silva Gomes, que tem apenas 8 anos, mas muita consciência ambiental. Ele foi um dos 500 alunos da rede municipal de ensino que participaram hoje (5) de atividade da Semana do Meio Ambiente, no Teatro Nair Bello. A ação ocorreu em parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, de Educação e de Saúde.

 Foi realizada contação da história “Agentes Mirins”, em que os bonecos Juquinha e Aninha aprendem sobre o combate à dengue e questões ambientais, como descarte correto do lixo. A chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Pedrina Costa, frisou que os assuntos são intimamente ligados. “Quando falamos em cuidado com o meio ambiente e com a comunidade, estamos cuidando também da nossa saúde”, ressaltou.

 A coordenadora de Educação Ambiental e Ciências da Secretaria de Educação, Adriana Muller Del Mondo, comentou que as crianças participaram de maneira intensa da atividade. “Eles estão antenados no assunto, respondem perguntas e gostam de interagir. Isso significa que estamos colhendo os frutos do nosso trabalho”, falou.

 Pietro disse que aprendeu muitas coisas, e que vai conversar com amigos e familiares. “Foi muito legal”, falou. Laís Fernandes Barbosa, 8, disse que também gostou da atividade e mostrou que aprendeu bastante: “Não pode deixar garrafas e pneus na chuva por que acumula água e o mosquito entra lá e coloca ovos.”

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

 O dia 5 de junho é considerado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a data, a Prefeitura de Limeira promove, de 4 a 8, a Semana do Meio Ambiente, com atividades gratuitas e abertas a todos os interessados no Parque Cidade, sempre entre 17h e 19h. A abertura ocorreu nesta segunda-feira (04). O prefeito Mario Botion marcou presença, e conversou com os visitantes. O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, frisa que os temas abordados na programação se referem ao cotidiano, o que contribui para aproximar as pautas ambientais das pessoas.

 No estande de informações ambientais, os visitantes podem conhecer, por exemplo, os programas e equipamentos públicos que coletam e dão destinação ambientalmente adequada a resíduos sólidos, como os Ecopontos, o Só Cacareco e o projeto Reciclar Solidário. Servidores também mostram o funcionamento da composteira instalada recentemente no Parque Cidade.

 Em outro estande, ocorre degustação de receitas elaboradas com aproveitamento integral dos alimentos, em que são utilizadas cascas, sementes e talos. Entre as opções, estão Beijinho de abacaxi e Bolo de laranja. Para o público infantil, o departamento de Educação Ambientalapresenta um teatro de fantoches, em que o menino Rodolfinho aprende sobre a importância da reciclagem e da separação do lixo com o Monstro do Lixo, após ignorar os alertas do seu vizinho Vô João.

 O diretor de Educação Ambiental, Augusto Schiavetto, afirma que o desafio da Semana do Meio Ambiente é levar o conteúdo para o público não formal. “Buscamos criar espaços de conscientização e engajamento para a população que não é atingida nos ambientes formais de ensino, como escolas e universidades, onde já existem programas consolidados”, fala. Para ele, esse é o caminho para promover uma cidade com um ambiente mais saudável.

 Nesta terça-feira (05) as chuvas impediram a realização das atividades, no entanto a programação deve seguir normalmente nos próximos dias.

Confira a programação completa:

De 4 a 8 de junho, 17h às 19h

Local: Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura – Parque Cidade de Limeira

Público: Aberto a todos os interessados

– Teatro de fantoches

– Pratos com aproveitamento integral dos alimentos: degustação de receitas nas quais são utilizadas cascas, semestres e talos, além de informações sobre hortas verticais.

– Estande de informações ambientais: Informações relativas a resíduos (Ecopontos, Só cacareco, Reciclar Solidário e composteira existente no Parque Cidade), impactos ambientais das queimadas e arborização urbana.

– Doação de mudas, com orientações técnicas

6 de junho, quarta-feira

13h – Vida no Parque

Trilha pelo Parque Cidade, com informações sobre as espécies de árvores, arborização urbana e a importância de um parque na área urbana

Local: Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura – Parque Cidade de Limeira

Público: Alunos da Emeief Vereador Mauro Sérgio Vieira

7 de junho, quinta-feira

9h e 14h – Palestra: Composteira – Uma engenhoca para ajudar o meio ambiente

Local: Unimed Limeira

Público: Funcionários da Unimed Limeira

8 de junho, sexta-feira

8h – Semeando como pássaros: Plantio de árvores em área verde

Local: Centro Comunitário Cecap

Público: Crianças usuárias do espaço

14h – Vida no Parque

Trilha pelo Parque Cidade, com informações sobre as espécies de árvores, arborização urbana e a importância de um parque na área urbana

Local: Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura – Parque Cidade de Limeira

(Rua João Kühl Filho, s/n, Vila São João)

Público: Alunos da Emeief Vereador Mauro Sérgio Vieira (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários