Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 7 de junho de 2018

Compartilhe

 33 mil veículos circulam todos os dias na região

 O prefeito Mario Botion e o diretor-superintendente da Intervias/Arteris, Luciano Louzane, anunciaram nesta quinta-feira (7), o projeto de semaforização da rotatória do Enxuto, localizada no trecho urbano da Rodovia Limeira-Piracicaba. A concessionária já abriu processo de compra dos equipamentos e a previsão de instalação é de 90 dias. A medida trará mais fluidez e segurança ao trânsito, além de facilitar a travessia de pedestres – sobretudo dos alunos e funcionários da Faculdade de Tecnologia (FT/ Unicamp) e do Cotil.

 Acompanhado do deputado estadual Roberto Morais e do vice-prefeito de Limeira, Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, Botion destacou que a semaforização da rotatória, pela qual circulam diariamente 33 mil veículos, atende a uma antiga reivindicação da população. “Foi preciso muita persistência e determinação para que as coisas acontecessem”, disse o prefeito, referindo-se ao trabalho realizado junto à Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), desde o início da atual gestão para que o projeto fosse concretizado.

 Além dos equipamentos, a rotatória passará por readequação, visando a criação de uma terceira faixa de rolamento. O local também ganhará faixas de pedestres e sinalização para redução de velocidade. A vida útil do sistema de semaforização será de 5 a 6 anos. Até lá, Botion salientou que continuará fazendo gestão para uma intervenção definitiva no local.

 O prefeito observou que tem atuado na melhoria contínua do trânsito em Limeira e que os reflexos dessa política já podem ser observados na redução do número de acidentes com vítimas fatais. Foram 63 mortes em 2016, contra 39 registradas no ano passado, uma redução de 38%.

 “No final do ano passado, Limeira foi incluída do programa do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e estamos recebendo R$ 1,6 milhão para aprimorar a segurança no trânsito em pontos críticos do município”,comentou Botion. Outra melhoria no setor, citada pelo prefeito, foi o acesso à empresa Mahle, na SP-147, conquista que recebeu apoio da Intervias, do deputado federal Miguel Lombardi e do deputado Roberto Morais.

 Durante a coletiva, a Intervias/Arteris apresentou dois vídeos com animações que reproduzem o atual fluxo de veículos na rotatória e a situação prevista após a implantação da semaforização. Segundo a concessionária, foram contabilizados no local 40 acidentes de trânsito de janeiro de 2017 a abril deste ano. Todas as ocorrências foram de baixa gravidade, caracterizadas sobretudo por colisões laterais. “Esperamos resolver as situações de conflito que ocorrem no local. O principal beneficiado será o pedestre”, afirmou Louzane.

 O deputado Roberto Morais, por sua vez, relembrou o empenho de Botion em solucionar a demanda e das inúmeras reuniões realizadas com a Artesp. “Esse é um importante passo. Esperamos que com essa medida, possamos melhorar muito o trânsito na rotatória”, disse.

 Também presente ao evento, o professor Sérgio Lordello Duarte, do Movimento Rotatória Cotil/FT/Unicamp, comentou sobre a luta de toda comunidade por uma intervenção no local desde 2015. Ele agradeceu à prefeitura e a Intervias pelo projeto. Na sequência, o presidente da Câmara, Zé da Mix, entregou a Botion um ofício da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da casa, presidida pela vereadora Mayra Costa, parabenizando-o por mais essa conquista.

Participação

 O anúncio do projeto ocorreu durante coletiva à imprensa no Paço Municipal (Edifício Prada) e contou com a presença de várias autoridades, entre eles o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, os vereadores Carolina Pontes, Erika Tank, Estevão Nogueira, Mir do Lanche e Wagner Babosa; da diretora da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, Luisa Gachet; além de outros professores da universidade e secretários municipais. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários