Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 13 de junho de 2018

Compartilhe

 Objetivo é de provocar a maneira de contar a história do futebol brasileiro

 O espaço expositivo do Museu Histórico Pedagógico “Major José Levy Sobrinho” recebe, a partir desta quinta-feira (14), a exposição “Visibilidade para o Futebol Feminino” e roda de conversa com a jogadora limeirense Alessandra Tavoloni, com início às 19h. A realização é do Museu do Futebol e Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.


A exposição tem o objetivo de provocar a maneira de contar a história do futebol brasileiro, já que há uma imensa desigualdade no tratamento de homens e mulheres em relação ao esporte. O projeto foi desenvolvido com o intuito de tornar mais conhecida a história das mulheres que lutaram pelo direito de jogar bola. Por mais de quatro décadas, as mulheres foram oficialmente proibidas de jogar bola, a partir do Decreto-Lei em 1941, durante o Estado Novo, que as proibiu de praticarem esportes “incompatíveis com as condições de sua natureza”. Tal Decreto foi extinto em 1979 e a nova regulamentação do CND ocorreu em 1983. É quando surgem as diferentes equipes no Brasil. Em 1988, houve a primeira convocação oficial da Seleção para disputar a 1ª Copa do Mundo FIFA em 1991.

 Complementando a temática e partilhando experiências, acontece ainda a roda de conversa, a partir das 19h, com Alessandra Tavoloni, a atleta que aos 19 anos foi convidada a jogar pela Seleção Brasileira de Futebol Feminino. A exposição, que segue até o dia 30 de julho, recebe visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

SOBRE ALESSANDRA

Alessandra Tavoloni iniciou o contato com o futebol pela escola Osmar Cetim. Aos 13 anos migrou para Guarani, onde ficou por seis anos. Aos 19 anos, em 2002, foi convocada para a Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Entretanto, optou por ingressar em uma faculdade nos Estados Unidos, onde foi convidada como atleta e jogou por quatro anos pela Union College. Foi ainda analista de relacionamentos da HWT Sports, empresa em que fazia contato com treinadores para o chamamento de atletas brasileiros nas universidades americanas. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários