Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 14 de junho de 2018

Compartilhe

 Foram 13 óbitos entre janeiro a abril deste ano, contra 16 no mesmo período do ano passado

 O Prefeito Mario Botion e o secretário de Mobilidade Urbana de Limeira, Rodrigo Oliveira, receberam nesta quinta-feira (14), representantes dos municípios da região que integram o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa ligado ao governo estadual. Na ocasião, houve apresentação do balanço das atividades do Maio Amarelo e dos indicadores de mortalidade no segmento.

 Botion ressaltou a importância do encontro e das iniciativas adotadas para melhorar a segurança do trânsito. O prefeito acompanhou a explanação sobre os dados obtidos nos 67 municípios conveniados. Limeira está entre as 34 cidades que conseguiram superar a meta de redução de mortes do trânsito. Foram 13 óbitos entre janeiro a abril deste ano, contra 16 no mesmo período do ano passado – redução de 18%. A meta definida pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito era de 14 mortes.

 O resultado segue a tendência detectada em todo o estado, porém em Limeira, o índice foi mais positivo. No primeiro quadrimestre deste ano, foram registrados 1.642 óbitos em decorrência de acidentes fatais de trânsito, contra 1.749 no mesmo período do ano passado, o que representa uma redução de 6%. “Foram salvas 107 vidas”, afirmou a integrante do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Paula Quiroga, que esteve acompanhada de Marisa Saule – outra integrante do Programa.

 Rodrigo Oliveira comentou a oportunidade dos municípios trocarem experiências bem-sucedidas na questão do trânsito. Ele, ainda, afirmou que Limeira está evoluindo em relação à segurança do trânsito, destacando os investimentos da prefeitura na implementação e revitalização da sinalização de trânsito, instalação de lombadas e faixas elevadas e na readequação de radares.

 O secretário destacou, ainda, a revitalização da Rotatória do Enxuto, no trecho urbano da Rodovia Limeira-Piracicaba, anunciada na semana passada pela Intervias. “Essa era uma antiga reivindicação que irá reduzir o número de colisões, além de garantir a segurança dos pedestres”, frisou. Como próximas medidas na área, Rodrigo Oliveira citou o investimento na revitalização de ciclovias, que será acompanhada de uma ampla campanha educativa.

 Estiveram presentes à reunião, integrantes dos municípios de Campinas, Americana, Piracicaba, Jundiaí e Mogi Guaçu, além do chefe de Divisão de Fiscalização de Limeira, Wagner Geromim Valente, do diretor de Trânsito, João Somera, e de outros servidores da pasta.

MAIO AMARELO

 Durante o encontro, Limeira, assim como os outros municípios presentes, relataram o balanço das ações desenvolvidas durante o Maio Amarelo, movimento instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visando a educação no trânsito e a redução de acidentes. Foram realizadas pela Mobilidade Urbana, palestras em faculdades e escolas do ensino fundamental, passeio ciclístico, intervenção teatral em faixas de pedestres (com participação da Secretaria de Cultura), exposição de trabalhos escolares, panfletagem, abordagens educativas nas ruas do Centro, entre outros. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários