Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 18 de junho de 2018

Compartilhe

 Força-tarefa representa um investimento de R$ 4 milhões do orçamento

 Iniciada em 2 de abril deste ano, uma força-tarefa da Secretaria de Saúde de Limeira para reduzir o número de exames de alto custo já demonstra resultados excepcionais, segundo balanço recente feito por técnicos da Pasta. A força-tarefa representa um investimento de R$ 4 milhões do orçamento. Procedimentos como ressonâncias (alto custo) e ultrassons estavam represados desde o final do governo passado, em dezembro de 2016. “Há um esforço significativo com esse trabalho para amenizar esse problema”, diz o prefeito Mario Botion. “Felizmente, os resultados começam a aparecer”.

 Exames de alto custo tiveram uma queda de 44,03%, segundo as estatísticas elaboradas pela Secretaria de Saúde. Em 2 de abril, a fila apresentava 8.012 exames; em 14 de junho (na última quinta-feira), esse número caiu para 4.484 procedimentos.

 De acordo com o balanço, entre os exames de alto custo, o de colonoscopia foi um dos que apresentaram redução mais significativa, também entre o período de 2 de abril a 14 de junho. A queda foi de 77,7% – baixou de 305 para 68 no período analisado.

 A fila para exames de tomografia ocular também sofreu uma redução bastante sensível. No início de abril, 235 pacientes aguardavam para realizar o procedimento; agora, em 14 de junho, eram 72 – diminuição de 70%.

 Um outro exemplo de redução de fila de exames de alto custo ocorreu com ressonância magnética. Exame muito procurado na rede pública, 709 pessoas aguardavam na fila em 2 de abril. Hoje, o número baixou para 244, o que significa uma queda de 65,5%.

 Com os exames de ultrassom, o período analisado compreende o início da atual administração até 9 de maio. Nesse caso, a queda foi bastante significativa e atingiu o patamar de 63,60%. Quando o atual governo assumiu a Prefeitura de Limeira, em 1º de janeiro de 2017, 9.036 pessoas aguardavam na fila. Em 9 de maio, eram 3.752.

 A força-tarefa compreende inúmeras medidas. A Secretaria de Saúde contratou exames novos (para diminuir a fila), aditou contratos antigos (ainda com a mesma finalidade) e também vem contratando exames para garantir reservas que permitam não perder de vista os pedidos diários encaminhados por médicos. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários