Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 18 de junho de 2018

Compartilhe

 Atividades são destinadas às pessoas com mais de 60 anos

 Toda segunda-feira, Ana Maria Piccin Reenkober, de 65 anos, acorda às seis da manhã, toma café e logo depois sai de casa no bairro dos Pires em direção ao Centro de Referência do Idoso, onde participará da Oficina da Memória. “Meu marido faz questão de me levar de carro. Para voltar, pego dois ônibus”, disse. Ao lado de outras amigas da “terceira idade”, Ana Maria faz uma série de exercícios que trabalham as funções cognitivas, como caça-palavras, jogo dos sete erros, labirintos e quebra-cabeça. O conteúdo também inclui a resolução de operações matemáticas.

 As oficinas, que ocorrem de segunda a sexta-feira, em horários variados, são coordenadas pelas fonoaudiólogas do Ceprosom, Valéria Marquez de Souza Dias e Daniela Satiko Okuma Papassoni. As profissionais esclarecem que as funções cognitivas abrangem as habilidades cerebrais, como memória, percepção, linguagem, raciocínio, planejamento, entre outras. “Com a idade, a pessoa vai perdendo essas habilidades, portanto, nosso objetivo é atuar na prevenção”, salienta Valéria. “É como se fosse uma ginástica cerebral”, complementa Daniela.

 Além das questões relacionadas à cognição, Daniela observa que muitas idosas frequentam o Centro do Idoso como forma de manter o convívio social e evitar a depressão. Ela frisou, ainda, que essas idosas geralmente criam uma agenda em que conciliam várias atividades.

 É o caso de Elizabeth Santos Mateus, de 62 anos, que aposentou-se em 2016 e desde então, acrescentou a sua rotina de dona de casa, a prática de yoga, alongamento, hidroginástica e oficina de memória. “Tenho fibromialgia e essas aulas me ajudam muito”, disse. Ela conta que mora na Jd. Boa Vista e atravessa a cidade de ônibus para dar conta de cumprir toda a programação, tanto no Centro do Idoso quanto na Piscina Municipal Alberto Savoi.

 As Oficinas de Memória ocorrem às segundas (das 8h30 às 9h30 e das 9h30 às 10h30), terças (das 8h30 às 9h30 e das 10h às 11h), quartas (das 10h às 11h), quintas (das 10h às 11h) e sextas (das 8h30 às 9h30 e das 10h às 11h). Para informações sobre essas atividades, assim como outras oferecidas pelo Centro de Referência do Idoso, o interessado deve ir pessoalmente ao local, que fica na Av. Campinas, 745, Cidade Jardim. A coordenadora da unidade, Rebeca São Felice, reforça que toda programação é destinada às pessoas com mais de 60 anos. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários