Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 19 de junho de 2018

Compartilhe

 Foram mapeadas 42.106 árvores

 A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira concluiu nesta semana o balanço da segunda etapa do Censo Arbóreo, que foi desenvolvida ao longo desse semestre. Até agora, o estudo abrangeu 65% da área urbana, principalmente na região central, norte e oeste. Foram mapeadas 42.106 árvores. A terceira etapa ocorrerá no próximo semestre, e terá como foco as regiões leste e sul. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Unicamp.

 Entre as espécies mais encontradas até o momento, estão o Ligustro (Ligustrum lucidum) e a Falsa Murta (Murraya paniculata). Pata de Vaca (Bauhinia variegata) e diferentes tipos de Ipês também aparecem com frequência. O secretário Paulo Trigo ressalta que as informações coletadas no censo serão utilizadas para aperfeiçoar o planejamento da arborização urbana. “Estamos desenvolvendo um trabalho de identificação das espécies, porte, condições fitossanitárias das árvores e possíveis conflitos com estruturas urbanas, como calçadas e fiação elétrica”, disse. Essas informações são cadastradas em um aplicativo para smartphones, que foi desenvolvido pelo departamento de Educação Ambiental. O software também permite cadastrar cada árvore com suas coordenadas geográficas capturadas por GPS.

 Trigo falou que o censo vem confirmando o que as imagens via satélite já indicavam: que a densidade arbórea de Limeira é baixa. “Atualmente, a taxa é de 13%. A nossa meta é chegar aos 20% até 2020”, afirmou. A meta é baseada nas recomendações do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), da Esalq/USP. Para isso, a pasta vem realizando plantios em diversos pontos da cidade, sempre respeitando as características de cada local. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários