Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 20 de junho de 2018

Compartilhe

 Atividades fazem parte de uma programação especial

 O teatro Nair Bello, em Limeira, recebeu nesta quarta-feira (20) apresentações artísticas inspiradas na obra da escritora infantojuvenil Tatiana Belinky, realizadas por alunos das escolas municipais Irene Gomes Bortolan, Profª Egle Maria Ciarrochi, Maria Ap. Machado Julianelli, Prada e Limeira. As atividades fazem parte de uma programação especial desenvolvida pela Biblioteca Pedagógica e pela Biblioteca Prof. João de Sousa Ferraz, que começaram na segunda (18) e vão até o dia 29.

 O prefeito Mario Botion esteve no teatro e falou sobre o empenho dos professores e demais servidores para oferecer uma educação de qualidade aos alunos da rede municipal. Botion também comentou a importância da iniciativa das bibliotecas, no sentido de promover a leitura e resgatar a obra da autora. “A leitura é fundamental em nossas vidas. É uma atividade que traz mais conhecimento, que aumenta nosso vocabulário e nossa capacidade de expressão”, frisou.

 Segundo a bibliotecária da Secretaria de Educação, Taciana Lefcadito Alvares, a ideia é tornar mais conhecida a obra de Tatiana Belinky, além de mobilizar as escolas em torno de projetos de leitura. Ela destacou que uma exposição de trabalhos escolares está em cartaz nas bibliotecas até o dia 22. Entre os dias 23 a 29, a exposição segue para o Pátio Limeira Shopping.

Biografia:

 Tatiana Belinky Gouveia nasceu em São Petersburgo, na Rússia, em 1919. Chega ao Brasil em setembro de 1929, passando a morar em São Paulo, onde estudou no colégio Presbiteriano Mackenzie. Em 1940, casa-se com o médico psiquiatra Júlio Gouveia. Foi a responsável pela primeira adaptação para a televisão de “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, de Monteiro Lobato, com cerca de 350 episódios, exibidos pela TV Tupi entre 1968 e 1969. No período de 1972 a 1979, escreveu sobre teatro e literatura infantil para vários jornais de São Paulo, entre eles, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde. Em 1984, publicou “Teatro da Juventude”, com a reunião de suas adaptações para o teatro, e em 1985, editou suas primeiras obras autorais “A Operação Tio Onofre” e “Medroso! Medroso!”. A escritora é autora de mais de 250 títulos de literatura infantojuvenil, além disso, traduziu grandes autores russos, como Anton Tchekhov, e fez a adaptação de clássicos da literatura, entre eles, “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll. Tatiana Belinky faleceu em São Paulo, no dia 15 de junho de 2013. Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários