Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 20 de junho de 2018

Compartilhe

 55% das viagens ocorreram dentro da própria cidade

 Há três anos, J. C., de 75 anos, que mora em Limeira, faz tratamento no Hospital do Câncer de Barretos, onde já realizou quatro cirurgias. Devido à gravidade da doença, a esposa V. C., de 71 anos, o acompanha nas viagens até o hospital – a 300 quilômetros de distância – realizadas com apoio da Central de Ambulâncias da Prefeitura de Limeira. “Estamos satisfeitos com o atendimento que recebemos, os motoristas e toda equipe são sempre muito atenciosos”, disse a esposa.

 J. C. é um dos 2.800 usuários atendidos mensalmente pela Central de Ambulâncias. Só neste ano, de janeiro a maio, foram transportados 14.160 pacientes. Desse total, 55% das viagens ocorreram dentro da própria cidade, no suporte a pacientes acamados que precisam deslocar-se até a rede hospitalar ou a unidades de fisioterapia e hemodiálise. Os 45% restantes referem-se a viagens para outras cidades, sendo que os principais destinos são Campinas, São Paulo, Piracicaba, Rio Claro, Leme, Sumaré, Santa Bárbara e Mogi Mirim.

 A Central também transporta pacientes que fazem tratamento em locais mais distantes, como o já mencionado Hospital de Câncer de Barretos, além do Hospital Oftalmológico de Sorocaba e o Instituto Lauro de Souza Lima de Bauru, especializado no tratamento da hanseníase. No rol de hospitais do interior, há ainda o Amaral Carvalho, em Jaú, que atua no segmento de oncologia, e os hospitais universitários de Ribeirão Preto e Botucatu.

 O chefe de Setor de Transportes da Central, Juarez Martins da Silva, ressalta que o atendimento a pacientes dentro do município funciona de segunda a segunda, 24h por dia. Para dar conta da demanda, o setor dispõe de 42 funcionários, sendo 32 motoristas, e 19 veículos. São seis ambulâncias, cinco carros, quatro vans, uma delas adaptada para transporte de cadeirantes, dois micro-ônibus e duas Kombis.

 Neste ano, a Central recebeu dois veículos zero-quilômetro (Chevrolet Spin), com capacidade para sete lugares cada um. O Departamento de Gestão Administrativa da Secretaria de Saúde informa que a pasta finaliza processo para compra de uma ambulância de grande porte e já emitiu requisição para compra de outros sete veículos, com verbas já aprovadas pelo Ministério da Saúde. Paralelamente, a pasta trabalha na conclusão de procedimento para locação de seis ambulâncias de pequeno porte.

 “Investimentos para a renovação da frota estão sendo feitos de maneira efetiva, pois há muito tempo isso não ocorria no município. São veículos novos para atender mais e com mais qualidade”, ponderou o prefeito Mario Botion. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários