Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 3 de julho de 2018

Compartilhe

 Encontro ocorreu na sede da Cati Limeira

 O secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, Paulo Trigo, participou na manhã desta terça-feira (03) de reunião sobre Projeto de Fruticultura, que será desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) no ano-safra 2018-2019. O diretor técnico de divisão da Cati, Marcos Jonatan Amici Jorge, o diretor de Extensão Rural, Dirceu Brasil, e a equipe do departamento também estiveram presentes. O encontro ocorreu na sede da Cati Limeira.

 A engenheira agrônoma responsável pela Cati Limeira, Carla Maria de Meo, ressalta que o projeto surgiu a partir da identificação da necessidade de diversificar a produção de frutas em Limeira. De acordo com ela, em razão do recuo da indústria do setor de cítricos, vem sendo identificada uma drástica diminuição de propriedades rurais que têm a produção de cítricos como principal atividade econômica. Em 2008, das duas mil propriedades rurais do município, 1.200 eram dedicadas aos cítricos, sendo que atualmente são cerca de 500. “Nosso intuito é reorganizar o setor para que eles tenham condições de seguir com sua vocação de produtores rurais, além de buscar atrair jovens para a atividade”, disse.

 Trigo conta que durante o encontro foram elencadas as principais necessidades dos produtores e traçadas as estratégias para buscar soluções. A primeira delas é a realização de planejamento para a gestão e comercialização dos produtos, além de mais informações sobre diversificação. “A ideia é promover cursos e oficinas, além de visitas técnicas; essas ações irão proporcionar mais segurança para que o agricultor faça a migração para outros tipos de cultura”, falou. A primeira capacitação está sendo organizada para ocorrer em agosto, sobre planejamento de produção. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários