Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 4 de julho de 2018

Compartilhe

 Encontro contou também com a presença de duas profissionais que conduziram a interpretação dos discursos por meio da linguagem de sinais aos participantes cegos ou surdos

 A mesma oportunidade e uma cidade com acesso para todos. Foi com esta missão que a vice-prefeita, Fátima Celin, os secretários municipais, os representantes do Poder Legislativo, a equipe de gestão, as coordenadores, os alunos da APAE, os professores, juntamente com o diretor do Comitê brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência, Carlos Eduardo Ferrari, se reuniram para participarem da 1ª Jornada Técnica da Inclusão de Cordeirópolis. A ação reuniu mais de 100 pessoas e ocorreu nesta quarta-feira (04), na Câmara Municipal, com o objetivo de debater os direitos da pessoa com deficiência e conhecer as propostas das secretarias, bem como as perspectivas para o futuro. O encontro também foi a oportunidade para falar sobre a difusão de metodologias e técnicas utilizadas para a promoção da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, com ênfase no desenvolvimento das habilidades e competências do cidadão para a inclusão no trabalho, nas escolas e em todos os espaços públicos do município.

 A vice-prefeita, Fátima Celin, ressalta que as questões que envolvem a inclusão, fazem parte do plano de governo da atual gestão e que estes encontros permitem que os servidores possam desenvolver políticas públicas junto ao Poder Público. “Temos uma instituição que faz um trabalho importantíssimo em nossa cidade, mas a política pública tem que ser desenvolvida, tais como: a Semana da Valorização e das Potencialidades das Pessoas com Deficiência, Café com libras, a Virada Inclusiva, o Conselho da Pessoa com Deficiência, dentre outras ações que vêm sendo apresentadas com o propósito de apoiar esta causa e ampliar os trabalhos tão importantes para que possamos garantir para a pessoa com deficiência o que ela mais precisa que é a sua autonomia”, disse Fátima.

 O encontro contou também com a presença de duas profissionais que conduziram a interpretação dos discursos por meio da linguagem de sinais aos participantes cegos ou surdos. Outro momento importante, foi a palestra ministrada pelo diretor do Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência, Carlos Eduardo Ferrari, que destacou sobre a relevante participação e a união de toda equipe de gestão, em prol das causas às pessoas com deficiência. “Em todos esses anos de trabalho pelo Brasil e no exterior não me lembro de uma experiência de um município que tenha conseguido colocar todas as secretarias para pensar a deficiência como tema transversal como vocês fizeram em Cordeirópolis e estão cada vez mais se tornando um exemplo de gestão”, relatou Ferrari. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários