Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 5 de julho de 2018

Compartilhe

 Conheça os grupos

 O “Encontro de Bandas de Coreto e Bandas Marciais 2018” já tem os grupos selecionados para apresentação que acontece no dia 29 de julho, das 9h às 13h, no Coreto da Praça Toledo Barros. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. O objetivo do evento é permitir a exposição do trabalho das bandas e fomentar o intercâmbio de técnicas e repertórios entre os grupos, gerando espetáculos e cultura para a população limeirense.

 Nesta edição, foram selecionadas a Banda Marcial da APAE de Limeira, Banda Marcial do CAMPL – Patrulheiros, Corporação Musical Arthur Giambelli e Corporação Musical Henrique Marques. Cada secionado recebe a ajuda de custo no valor de R$ 2 mil. Conheça mais sobre cada grupo:


BANDA MARCIAL DA APAE DE LIMEIRA

 Criada em 2001, utiliza a arte da música para fortalecer os conceitos de inclusão. Promove o acesso e ampliação à cultura para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, para as famílias e comunidade, rompendo paradigmas acerca das diferenças, através da participação em aulas e oficinas musicais. A atividade musical favorece a comunicação, expressão, interpretação e improvisação. A banda propõe arranjos, improvisações e composições dos próprios alunos baseadas nos elementos da linguagem musical, atividades que valorizam o processo artístico pessoal, a conexão com sua própria localidade e suas identidades culturais. O Projeto se utiliza da prática musical para auxiliar no desenvolvimento de pessoas com deficiência nos aspectos físicos, mentais e social.

BANDA MARCIAL DO CAMPL – PATRULHEIROS

 Em 2004, a entidade criou o projeto “Musicando”. O objetivo é desenvolver o talento musical, ética e cidadania nos adolescentes, através da ação cultural. Em junção com o conhecimento teórico e prático, os adolescentes inseridos no programa se tornam pessoas mais responsáveis, disciplinados, tolerantes, compromissados, ampliam o círculo de amizades. Também adquirem crescimento contínuo na formação de um ser humano aprimorado e obtém uma ocupação sadia, contribuindo assim para o afastamento de fatores de risco social. A banda Marcial possui instrumentos de metais (sopro) e percussão. É referência na área musical de Limeira e região, apresentando-se de forma gratuita em diversos eventos. A banda tem como regente e professor de percussão Ronaldo Domingos, professor de metais Moisés Junior, coreografa Márcia Dettemer e a coordenadora do projeto Helen Araújo.

CORPORAÇÃO MUSICAL ARTHUR GIAMBELLI

 Fundada em 1932, a Corporação Musical Arthur Giambelli, a Embaixatriz Sonora de Limeira, é composta por 50 integrantes entre músicos, equipe de apoio e maestro. Seu objetivo é levar música de qualidade a todos. A Embaixatriz orgulha-se em ser uma banda genuinamente Limeirense que garante aos jovens músicos a oportunidade de fazer parte dela, garantindo assim que possam desfrutar da arte que se dedicam. A Corporação Musical Arthur Giambelli se apresenta aos domingos na Praça Toledo Barros e participa de projetos elaborados junto a Secretaria de Cultura de Limeira.

BANDA HENRIQUE MARQUES

 A banda tocou em público pela primeira vez em 1860 em algumas ruas da região central de Limeira. Seu primeiro nome era banda Lyra D’Oeste, comandada pelo maestro e professor de música José Luiz Marques, um afrodescendente batalhador das causas abolicionistas. Com a morte do maestro, em 1892, seu filho, o músico Henrique Marques, passou a substitui-lo como regente do grupo e o grupo passou a ser chamado de Corporação Musical Henrique Marques, como é conhecida até hoje. Entre os inúmeros prêmios, troféus e medalhas recebidos durante sua longa história, destacam-se na galeria da banda a premiação no concurso da extinta rádio e televisão Tupi, em 1964. Anos depois, ela ganhou o primeiro lugar no 1º Centenário de Santos Dumont, realizado na Praça da República, em São Paulo. A banda gravou cinco LPs e um compacto. Em 1970, a corporação criou uma escola de música que mantém até hoje, comandada pelo maestro Mauro Gonçalves Cerdeira. Ao completar 150 anos, a corporação mantém suas tradições, entre as quais as apresentações no coreto e a execução de ritmos antigos, como os dobrados. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários