Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 5 de julho de 2018

Compartilhe

 Objetivo é orientar e alertar os motoristas e pedestres sobre os riscos do nível de água estar elevado

 A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, vai instalar na próxima segunda-feira (09), um sistema de alarme de enchentes no viaduto da Ponte Preta, localizado entre a Avenida Campinas e a Marginal Tatu. De acordo com a pasta, o equipamento será instalado nos dois lados do viaduto. A ação, determinada pelo prefeito Mario Botion, tem como objetivo orientar e alertar os motoristas e pedestres sobre os riscos do nível de água estar elevado com possibilidades de alagamento no local, dependendo do volume e intensidade de água da chuva.

 “O sistema visa alertar os motoristas e pedestres que, muitas vezes, imprudentemente ou por desconhecer o local, se arriscam a tentar atravessá-lo mesmo nas situações de enchentes, causadas nos momentos de chuvas muito intensas, devido ao nível das passagens abaixo da linha férrea ser inferior ao da calha do Ribeirão Tatu”, disse o secretário Dagoberto Guidi.

 “O dispositivo, composto por um sensoriamento de detecção de nível fará o acionamento do dispositivo áudio sonoro (buzina) e visual (giroflex), quando a água atingir determinada altura na Ponte Preta. Desse modo, motoristas e pedestres serão alertados sobre a possibilidade de alagamento no trecho, evitando assim a passagem pelo local”, explicou o chefe da Divisão de Iluminação Pública, Antonioni Rosada.

INTERDIÇÃO

 Para a implantação e interligação de todo sistema de alarme de enchentes, será necessário interditar o viaduto nos dois sentidos, tanto para a passagem de veículos quanto de pedestres. A Secretaria de Mobilidade Urbana fará a interdição durante todo o dia. Os serviços serão executados das 8h às 17h pela empresa Eletrizante. O local estará sinalizado, mas os condutores devem ter atenção ao passar pela região. Além da instalação do sistema, serão realizados testes de comportamento e funcionamento do sistema de forma simulada e ajustes do dispositivo. Também será necessário realizar testes com água (comportamento natural). Esse procedimento ocorrerá nas próximas semanas. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários