Cordeirópolis recebe pela primeira vez a pré-certificação do Programa Município Verde Azul

 Município pela primeira vez conquistou a pré-certificação, obtendo nota superior a 40 pontos

 Cordeirópolis recebeu na última semana a pré-certificação do Programa Município Verde Azul, uma iniciativa do Governo do Estado que estimula planos e ações que visam controlar e melhorar a qualidade do meio ambiente, por meio do auxílio às prefeituras na elaboração com a execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

 O secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, explica que esta avaliação acontece todos os anos e possui duas fases e a participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP). “Neste primeiro momento foram avaliadas diversas diretrizes com temas como: município sustentável, conselho de meio ambiente, estrutura ambiental, biodiversidade, gestão das águas, resíduos sólidos, entre outros, que devem ser enviados em duas fases, na primeira fase o mínimo exigido para a pré-certificação é de 40 pontos e nossa cidade pontuou com média de 47. Na segunda fase que ocorrerá no segundo semestre para conseguir a certificação de município com gestão ambientalmente correta é necessário atingir os 80 pontos”, relatou.

 Confira algumas das ações avaliadas no Programa Município Verde Azul:

-Programas de Educação Ambiental;
-Lei das queimadas;
-Plano de gestão integrada de resíduos urbanos;
-Instituição da Defesa Civil;
-Cronograma de coleta do cata-treco;
-Recuperação das nascentes;
-Reestruturação de arborização urbana;
-Projetos de Bem-estar animal.

 Para conhecer os outros programas em desenvolvimento promovidos pela Secretaria de Meio Ambiente, acesse o site, baixe todos os programas, interaja e envie sugestões: http://www.cordeiropolis.sp.gov.br/meioambiente/ (Da redação Portal Notícia de Limeira)

Comments

comments