Por: Renan Isaltino | Publicado em 17 de julho de 2018

Compartilhe

  A vacina deve ser aplicada nas crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade

 A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo será realizada de 6 a 31 de agosto, conforme divulgação do Ministério da Saúde (MS). Na semana passada, a Secretaria de Saúde de Limeira já iniciou os trabalhos para definir a estratégia de vacinação no município. O Brasil é considerado território livre dessas duas doenças. Porém, o diretor de Vigilância em Saúde da prefeitura, Alexandre Ferrari, chama a atenção da população para a necessidade de manter em dia o Cartão de Vacinação.

 Ferrari salientou que em 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Apesar do cenário positivo, o MS alertou que 312 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal abaixo de 50% para a poliomielite. “Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina e da campanha nacional anual. A vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite e o sarampo”, disse.

 A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que, em geral, atinge os membros inferiores, tendo como principal característica a flacidez muscular. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou pela via oral, por meio de gotículas expelidas durante a fala, a tosse ou o espirro.

 O primeiro reforço ocorre com 1 ano e 3 meses, e o segundo, aos 4 anos. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria P. da Silva, salienta que as crianças que não estiverem com essa vacina em dia, devem procurar a sala de vacinação da Unidade Básica de Saúde mais próxima.

SARAMPO

 Quanto ao sarampo, Ferrari observa que o Brasil também recebeu da (Opas), em 2016, o certificado de eliminação da circulação do vírus. Contudo, o País enfrenta surtos da doença em Roraima e no Amazonas. “Alguns casos importados foram identificados no Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro e São Paulo”, frisou. Limeira não registra notificações da doença.

 O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, extremamente contagiosa, transmitida pela fala, tosse e espirro. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, que pode levar à morte, particularmente crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

 Amélia esclarece que os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5°C), manchas vermelhas (que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e em seguida, espalham-se pelo corpo), tosse, coriza e conjuntivite. “Há, ainda, o aparecimento de manchas brancas na mucosa bucal, que antecedem de 1 a 2 dias o surgimento das manchas vermelhas”, informou.

 A vacina contra sarampo, conforme Amélia, é uma das que integram a Tríplice Viral, que ainda contém a vacina contra caxumba e rubéola. O procedimento é indicado para crianças de 1 ano. A segunda dose deve ser aplicada com 1 ano e 3 meses de idade – quando a criança receberá a Tetra Viral.

 Pessoas até 29 anos que não tomaram a vacina, devem receber duas doses da Tríplice Viral, e acima de 30, uma dose. Amélia informa que o procedimento é contraindicado para gestantes e pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida.

 Amélia destaca que as vacinas contra pólio e sarampo são oferecidas rotineiramente na rede de saúde municipal. Atualmente há 15 pontos de vacinação no município, incluindo a sede da Vigilância, que fica na Av. Ana Carolina de Barros Levy, 650 (ao lado da Policlínica). “Todos os pais e responsáveis devem se conscientizar da necessidade de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial das crianças menores de cinco anos”, enfatizou. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários