Por: Renan Isaltino | Publicado em 20 de julho de 2018

Compartilhe

A iniciativa de renomear o serviço decorre de Projeto de Lei apresentado em 2016

 O prefeito Mario Botion participou nesta sexta-feira (20) de cerimônia que acrescentou ao Centro de Especialidades Odontológicas de Limeira (CEO), o nome do dentista Dr. Paulo Antônio de Oliveira (13/9/1945 – 22/3/2008). A iniciativa de renomear o serviço decorre de Projeto de Lei apresentado em 2016, pelo então vereador e atual secretário de Cultura, José Farid Zaine. Compareceram ao evento, o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, além autoridades e parentes do homenageado.

 Botion destacou a relevância histórica do trabalho desenvolvido por Dr. Paulo e falou sobre a oportunidade de reconhecer publicamente a importância de seu legado. “Ele foi uma personalidade que ajudou Limeira a crescer, principalmente no ramo da Odontologia. Trata-se de profissional que fez jus a essa homenagem.” O prefeito comentou, ainda, a pertinência do Projeto de Lei apresentado por Farid – aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

 Farid falou sobre a satisfação de colaborar na iniciativa e do orgulho ter sido escolhido pela família do dentista para formular o Projeto de Lei. “Estou feliz de colaborar na perpetuação do nome do Dr. Paulo e de proporcionar essa homenagem à família”, salientou.

 Casada com Dr. Paulo por 33 anos, Maria Virgínia Marcolino de Oliveira agradeceu a homenagem. “Paulo sempre foi um profissional dedicado, bom marido, bom pai, amigo leal e pessoa de grande coração. A todos os presentes, o meu muito obrigada”, disse. Na sequência, houve o descerramento da placa que renomeou o local.

 O CEO Dr. Paulo Antônio de Oliveira é um serviço da Prefeitura de Limeira especializado em atendimentos nas áreas de endodontia, periodontia, cirurgia oral, prótese, atendimento a pacientes especiais, odontologia hospitalar, odontopediatria e radiologia. Em média, o local atende 1.100 pacientes por mês. Todos os procedimentos são gratuitos. O espaço funciona na rua Alagoas, 701 – Vila Cláudia.

 Também compareceram à cerimônia, os secretários Vitor Santos (Saúde), Dagoberto de Campos Guidi (Obras e Serviços Públicos), o coordenador do CEO, o dentista Oswaldo Antônio Donatti Junior, e familiares do homenageado, entre eles, a filha de Dr. Paulo, a também dentista Fernanda Oliveira Parreira, que trabalha no Centro de Saúde Bucal da Prefeitura de Limeira.

HISTÓRICO
Paulo Antônio de Oliveira nasceu em 13 de setembro de 1945, em Rio Claro (SP). Fez o então “Curso Primário” em Limeira, na escola Cel. Flamínio Ferreira (1955) e o “Ginásio” na escola Castello Branco (1961). Casou-se em 1971 com a professora Maria Virgínia Marcolino de Oliveira, com quem teve um casal de filhos, Fernanda Oliveira da Silva (atualmente Fernanda Oliveira Parreira) e Paulo de Oliveira Neto. Em 1969, formou-se pela Faculdade de Odontologia da PUC/Campinas. Anos mais tarde, em 1988, passa atuar como professor da disciplina de Prótese Fixa, na Faculdade de Odontologia de Araras. Ainda na área acadêmica, foi coordenador do Curso de Odontologia da Fundação Hermínio Ometto (1991), professor da disciplina de Oclusão, na Faculdade de Odontologia de Araras (1994), coordenador do curso de especialização em Prótese Dentária da Faculdade de Odontologia da Uniararas (1996). Paralelamente às atividades de educação, manteve a partir da década de 1970 consultório odontológico para atendimento à população. Concluiu o mestrado em Ciências, na área de Fisiologia e Biofísica do Sistema Estomatognático, pela Unicamp, em 1994, e doutorado em Prótese Dental, também na Unicamp, em 2002. Faleceu em Limeira, no dia 22 de março de 2008. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários