Por: Renan Isaltino | Publicado em 23 de julho de 2018

Compartilhe

 O festival, além de acontecer no Teatro Vitória, se estendeu aos bairros Boa Vista e Campo Belo

 Músicos limeirenses e de todo o Brasil estiveram reunidos neste final de semana duranta a 17ª edição do Festival Nacional de MPB Canta Limeira. O evento, que aconteceu na sexta-feira (20), sábado (21) e domingo (22), foi abraçado por centenas de pessoas ao longo das três noites, consideradas “inesquecíveis” pela equipe organizadora. A atividade, criada pelo atual secretário de Cultura José Farid Zaine, foi desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e contou com os apoios do Centro do Professorado Paulista (CPP), Toca Instrumentos, Sintonia Loja Rock e Rosi Brinquedos.

 “Está em nosso plano de governo a descentralização de atividades e, com a cultura, não é diferente. A equipe que cuida da área cultural do município tem se desdobrado para que episódios maravilhosos aconteçam nos bairros, sendo abraçados pelas comunidades das regiões em que eles têm ocorrido”, disse o prefeito Mário Botion.

 Elisabete Florindo Crispim acompanha o Canta Limeira de outras edições e comentou sobre a iniciativa de levar o festival a outras regiões da cidade. “É ótima a ideia. Realizar o Canta Limeira em espaços abertos permite que as pessoas tenham mais acesso. Para os músicos também é uma experiência bacana, pois é mais informal e chama a atenção da população”, disse.

 Moradora do bairro Boa Vista, Graziella Sertori comentou que a inciativa facilita a participação da população. “As pessoas gostam de cultura e querem ter acesso a ela. O Canta Limeira facilita isso também ao receber músicas de diversos gêneros, o que agrada a todos”, concluiu.

QUALIDADE

 No Campo Belo, palco da segunda semifinal do evento, a atividade também foi aprovada pela população. “Trazer o festival ao bairro é uma oportunidade de familiarizar o povo com a cultura, já que muitas pessoas não têm como se deslocar. É uma iniciativa importante”, disse Gabriela F. Bueno. Já Maria Aparecida Teixeira comentou que “é uma maneira diferente de se divertir, trazer o Canta Limeira para o bairro faz com que mais pessoas possam participar”.

 Apoiando o evento, o padre Júnior Oliveira, da Igreja Nossa Senhora do Rosário, falou sobre a oportunidade. “Agradeço pelo evento trazer cultura e alegria ao nosso bairro”, disse.

 O secretário de Cultura reforçou o intuito do projeto. “O primeiro Canta Limeira aconteceu em 1984 e, desde então, se firmou como um dos principais festivais do Brasil, já que aqui se apresentam artistas que não tem espaço na grande mídia. Parabéns aos músicos que acreditam no Canta Limeira”, disse Farid. A música de qualidade também foi considerada pela população que participou dos três dias do evento. “É muito bom saber que Limeira tem pessoas tão talentosas. Temos que levar as atividades para rua e mostrar que Limeira tem eventos e talentos”, apontou Valmir Rodrigues.

 Outro ponto abordado foi a importância das ações culturais na formação pessoal de cada indivíduo. “Nos tempos de hoje, em que a violência se torna cada vez mais comum, acredito que cultura e educação são primordiais para a mudança que queremos e para a construção de uma sociedade melhor”, abordou Bruno Reis.

 Nesta edição, os músicos concorreram a mais de R$15 mil em premiação, além de receberem ajuda de custo oferecida aos selecionados. A premiação nacional foi conquistada por “Sagrada e Ambígua Estrutura Humana”, de Guarulhos (SP) em 1º lugar; “É Samba de R oda, Sinhá”, de Campo Grande (MS) 2º lugar; e “Tanta Coisa”, de São Roque (SP) em 3º lugar. A premiação limeirense foi: “A Chuva”, 1º lugar; “As aventuras de Elton Fontanin no estranho mundo dos normais”, 2º lugar; e “Palavra”, em 3º lugar. O prêmio de melhor intérprete foi conquistado por “Malungos”; melhor arranjo por “#8M”; melhor letra por “Procura”; e consagração popular por “Deixe o Negrinho pra trás”. “Esta atual administração municipal está de parabéns por realizar, com tanto carinho e competência esse evento que, sem exageros, é um dos maiores festivais de música de todo o Brasil”, afirmou Beto Santos, vencedor da categoria nacional do “Canta”.

Confira o quadro geral de premiados:

NACIONAL

1º LUGAR
Nome da Música: Sagrada e Ambígua Estrutura Humana
Autor da Letra: Dani Taieê e Beto Santos
Autor da Música: Beto Santos
Nome do Intérprete: Beto Santos
Cidade: Guarulhos – SP

2º LUGAR
Nome da Música: “É Samba de Roda, Sinhá”
Autor da Letra: Renatinha Sampri
Autor da Música: Renatinha Sampri
Nome do Intérprete: Grupo Sampri
Cidade: Campo Grande- MS

3º LUGAR
Nome da Música: Tanta Coisa
Autor da Letra: Edson D´aísa
Autor da Música: Edson D´aísa
Nome do Intérprete: Edson D´aísa
Cidade: São Roque – SP

LIMEIRA

1º LUGAR
Nome da Música: A Chuva
Autor da Letra: Guilherme Ribeiro
Autor da Música: Rodrigo Gianotto
Nome do Intérprete: Rodrigo Gianotto

2º LUGAR

Nome da Música: As aventuras de Elton Fontanin no estranho mundo dos normais
Autor da Letra: Elton Fontanin
Autor da Música: Elton Fontanin
Nome do Intérprete: Elton Fontanin

3º LUGAR
Nome da Música: Palavra
Autor da Letra: Antônio Lugão
Autor da Música: Antônio Lugão
Nome do Intérprete: Antônio Lugão

MELHOR INTÉRPRETE
Nome da Música: Malungos
Autor da Letra: Carlos Gomes
Autor da Música: Carlos Gomes
Nome do Intérprete: Jéssica Stephens & Carlos Gomes
Cidade: Praia Grande – SP

MELHOR ARRANJO
Nome da Música: #8M
Autor da Letra: Amanda Menconi e Carla Vizeu (Compositora)
Autor da Música: Carla Vizeu (Melodia e Harmonia)
Nome do Intérprete: Carla Vizeu e Amanda Menconi
Cidade: Limeira (SP)

MELHOR LETRA
Nome da Música: Procura
Autor da Letra: Zé Alexandre
Autor da Música: Zé Alexandre
Nome do Intérprete: Zé Alexandre
Cidade: Poços de Caldas – MG

CONSAGRAÇÃO POPULAR
Nome da Música: Deixe o Negrinho pra trás
Autor da Letra: Paulo Rogério Samhuel
Autor da Música: Paulo Rogério Samhuel
Nome do Intérprete: Paulo Samhuel
Cidade: Limeira (SP) (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários