Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 26 de julho de 2018

Compartilhe

 O projeto atua na formação das crianças, partindo do princípio da ética e da cidadania, por meio da arte e da cultura

 Crianças do Residencial Rubi que participam de projeto social desenvolvido pela Prefeitura de Limeira foram protagonistas de uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Africana, Latina e Caribenha. A iniciativa foi organizada pela gerente de Projetos Culturais da Secretaria de Cultura, Cleusa Santos, e recebeu a presença da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, e da presidente do Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin), Eliza Gabriel da Costa.

 Na abertura do evento, a integrante do projeto, Isabeli Fuso, de 12 anos, e a poetisa e representante do Coral Afro Thulany, Malu Moraes, promoveram a leitura de textos sobre a temática da mulher negra. Na sequência, as crianças fizeram uma apresentação de flauta, acompanhadas ao violão por Rafael Clementino, também de 12 anos, e pelo maestro e voluntário, José Donizetti.

 Aucélia parabenizou a realização do evento e falou sobre a importância do projeto, criado há pouco mais de 1 mês, mediante parceria entre o Ceprosom e a Secretaria de Cultura. “Parabéns a todos que participam dessa iniciativa, que em tão pouco tempo, já apresenta resultados significativos. Estamos no caminho certo ao investir em políticas públicas”, disse, referindo-se à implementação de serviços de convivência voltados às crianças, adolescentes e idosos do Residencial Rubi.

 Ela informou que 65 crianças já frequentam as atividades. “Quantos valores estamos agregando com essa ação tão simples”, frisou. No encerramento do evento, Cleusa interpretou a poesia “Sou Mulher, Sou Negra, Sou Brasileira”, de sua própria autoria.

 Sobre o Dia Internacional da Mulher Africana, Latina e Caribenha. A data de 25 de julho foi reconhecida pela ONU em 1992, após a realização de um encontro sobre machismo, racismo e as formas de combatê-los, que ocorreu em Santo Domingos, na República Dominicana. “Datas como essas são importantes como forma de valorizar a mulher negra”, comentou Malu Moraes. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários