Por: Renan Isaltino | Publicado em 26 de julho de 2018

Compartilhe

 A Lei Lucas foi sancionada pelo prefeito Mario Botion em março deste ano

 O Núcleo de Educação em Urgências do Samu (NEU) deu início nesta quinta-feira (26) ao projeto-piloto para implementação da Lei Lucas em Limeira, com a realização de um curso sobre “Prevenção e Primeiros Socorros na Infância”. O treinamento foi voltado aos funcionários da Emeief Professora Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi, no Residencial Rubi, e contou com a presença de Alessandra Begalli Zamora, mãe de Lucas – estudante de 10 anos que morreu vítima de engasgamento, em setembro do ano passado. O conteúdo foi ministrado pela médica intervencionista e coordenadora do NEU, Adriana Mallet.

 A Lei Lucas (5.987) foi sancionada pelo prefeito Mario Botion em março deste ano, a partir de Projeto de Lei de autoria da vereadora Erika Tank. De acordo com a Lei, a rede de educação municipal fica obrigada a adotar ações de treinamento em primeiros socorros para todos os profissionais que atuam nas unidades escolares.

 A enfermeira do NEU, Fernanda Cantão Silva, salienta que o treinamento foi idealizado para contemplar conteúdo teórico e prático – com uso de bonecos para simulação de atendimento. Durante quatro horas de aula, os participantes receberam informações sobre os principais tipos de acidentes na infância, a identificação de situações de emergências médicas, as manobras de desobstrução de vias respiratórias e de ressuscitação cardíaca, bem como os canais de contato com os serviços de emergência (Samu 192). “Podemos afirmar que 90% dos casos poderiam ser evitados com medidas preventivas”, disse.

 Fernanda salientou que o projeto-piloto é resultado do evolvimento do Samu, das secretarias de Saúde, de Educação e de Segurança Pública e Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e do Legislativo. “A atividade marca uma série de ações que visam adequar as escolas municipais à nova legislação”, comentou. Para facilitar o entendimento sobre o tema, o quadro de funcionários da escola foi dividido em dois grupos. Nesta quarta, participaram monitores, pessoal administrativo, merendeiras e auxiliares gerais. Na próxima segunda-feira (30), será a vez dos professores.

Movimento “#VaiLucas”

 Desde a morte do filho, Alessandra Zamora vem atuando em um movimento nacional que pretende conscientizar a população sobre a importância do conhecimento em primeiros socorros. Citando dados do Ministério da Saúde e da Oscip Criança Segura, ela alertou que 826 crianças, de 0 a 14 anos, foram vítimas fatais por sufocamento no país em 2016.

 Ela salientou que os resultados desse trabalho são positivos e em todo país, 450 municípios de 13 estados diferentes já se mobilizaram em torno da lei. Desse total, 104 cidades já aprovaram a Lei Lucas – sendo 57 só no estado de São Paulo. Alessandra destacou que a mesma legislação também tramita na esfera federal e estadual. “Limeira foi a primeira cidade do país a aprovar a Lei Lucas. É importante saber que as pessoas estão se preparando para fazer os primeiros socorros e evitar que outros casos como o do Lucas aconteçam. Que a morte do meu filho não tenha sido em vão.” (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários