Por: Renan Isaltino | Publicado em 27 de julho de 2018

Compartilhe

 Isso acontece porque é pela folha que a árvore transpira, ou seja, perde água

 Com as temperaturas mais baixas e a falta de chuvas, em julho é comum que algumas espécies de árvores percam as suas folhas. Em Limeira, os ipês amarelos do Piloto de Floresta Urbana, plantado no ano passado no canteiro central da av. Costa e Silva, têm chamado a atenção por estarem completamente sem folhas.

 O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, ressalta que esse é um processo comum de algumas árvores, que são tecnicamente classificadas como decíduas ou caducifólias. Ele afirma que não há motivo para preocupação com a saúde dos espécimes. “Isso acontece porque é pela folha que a árvore transpira, ou seja, perde água. É uma estratégia de sobrevivência”, fala.

 Quando a árvore fica em frente a residências, é comum que os moradores se incomodem com a queda das folhas. O secretário frisa que em nenhuma hipótese espécimes são removidos com essa justificativa. “As folhas não precisam ser encaradas como sujeira; A população deve buscar uma convivência harmoniosa com as árvores, já que elas nos proporcionam benefícios ambientais o ano todo”, orienta Trigo.

 Outra recomendação é que o morador realize manutenção das calhas do imóvel pelo menos duas vezes ao ano: no inverno e no verão, antes do período de chuvas. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários