Por: Renan Isaltino | Publicado em 2 de agosto de 2018

Compartilhe

 Conforme diretrizes do Ministério da Saúde, devem ser vacinadas todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos

 A Prefeitura de Limeira começa neste sábado (4) uma grande mobilização em torno da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, quando 16 unidades de saúde ficarão excepcionalmente abertas das 8h às 17h. Para tanto, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação.

 A partir de segunda-feira (6), a campanha prossegue em 14 Unidades Básicas de Saúde e na sede da Vigilância Epidemiológica, que fica na av. Ana Carolina de Barros Levy, 650, ao lado da Policlínica. Durante a semana, esses locais funcionarão das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h. A campanha seguirá até 31 de agosto, sendo que a Mobilização Nacional, “Dia D”, está marcado para o dia 18.

 A meta vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e do sarampo. O Brasil é considerado território livre dessas duas doenças pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), no entanto, enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas.

 No total, 13.044 crianças, de 1 ano a menores de 5 anos, devem ser vacinadas em Limeira. Para tanto, a Divisão de Vigilância Epidemiológica já recebeu 11 mil doses da vacina contra o sarampo e 16.500 doses da vacina contra pólio. O secretário de Saúde, Vitor Santos, enfatizou a importância da vacinação e a responsabilidade dos pais de manter em dia a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos. Ele também destacou que durante o período da campanha também será oferecida a vacina contra gripe.

 A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria P. da Silva, salienta que as crianças que não tomaram nenhuma dose da vacina contra a poliomielite receberão a Vacina Inativada Poliomielite (injetável). Já os menores de cinco anos que já tomaram uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (gotinha). Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas, com a mesma vacina, nos últimos 30 dias. A tríplice viral, além do sarampo, protege contra a caxumba e a rubéola.

 Para mobilizar a população, a Secretaria de Comunicação Social lançou uma ampla campanha de divulgação em jornais, emissoras de TV e rádio e revistas. A campanha também está nas mídias sociais, incluindo Facebook, e em pontos estratégicos do município, por meio da afixação de cartazes e de painéis de Led.

 Confira os locais de vacinação que ficarão abertos neste sábado (4), das 8h às 17h, com exceção das unidades Pinhal e Tatu, que funcionarão respectivamente, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30: (Da redação Portal Notícia de Limeira)

Unidades de Saúde Endereço
Planalto Rua Prof. Ely A. Campos, s/nº
Vista Alegre Rua Maria M. de Oliveira, s/nº
Cecap Av. Fausto E. dos Santos, s/nº
Jd. Aeroporto Rua Antonio de Luna, s/nº
Nossa Senhora das Dores 1 Av. Frei J. das Mercês, 50
Nossa Senhora das Dores 2 Av. Vitório Bortolan, s/nº
Morro Azul Rua Osvaldo Bertoline, 500
Pq. Hipólito 1 Rua Arlinda Abreu Ribeiro s/nº
Abílio Pedro Rua Agostinho Gianoto, s/nº
Graminha Rua Luis Pereira do Prado, 156
Nova Limeira Rua José Fontanin, 179
Nova Suíça Rua Vereador Samuel Berto, s/nº
Novo Horizonte Rua Nelson F. da Silva, s/nº
Vigilância Epidemiológica Av. Ana C. B. Levy, 650
Pinhal

*aberto das 8h30 às 12h

Rodovia Limeira Mogi Mirim, km 97
Tatu

*aberto das 13h às 16h30

Rua Alberto Pelegrino, s/nº

Compartilhe

Comentários

comentários