Por: Renan Isaltino | Publicado em 16 de agosto de 2018

Compartilhe

 Durante o encontro, a neonatologista da Santa Casa e especialista em amamentação Soraia Drago Menconi foi eleita coordenadora do Comitê

 O Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável realizou na terça-feira (14), na sede da Prefeitura de Limeira (Edifício Prada), a primeira reunião de trabalho. A enfermeira e coordenadora da Unidade Básica de Saúde do Jd. Nova Suíça, Mariana Aparecida Rodrigues Valente, e a jornalista da Secretaria de Comunicação Social, Cibele de Souza Gianechini, foram eleitas, respectivamente, subcoordenadora e secretária do órgão.

 Vinculado à Secretaria de Saúde, o Comitê tem como objetivo aumentar a taxa de aleitamento materno, e consequentemente, diminuir o índice de mortalidade e morbidade materno-infantil, bem como incentivar a ampliação da captação de leite materno. A posse dos integrantes ocorreu no dia 6, durante cerimônia que contou com a presença do prefeito Mario Botion.

 Representando o Banco de Leite da Santa Casa, Adriana Bayeux da Silva esclareceu as atividades relativas à captação de leite e do volume de produção mensal, em torno de 30 litros. Ela informou que além de Limeira, o Banco de Leite recebe doações de Americana e Cordeirópolis, sendo que a coleta é feita em parceria com o Ceprosom. Adriana também falou sobre a necessidade de aumentar o número de doadoras e dos cuidados durante o processo de captação do leite para evitar as perdas.

 A importância do aleitamento materno e da criação de políticas públicas voltadas ao tema foram abordadas por Soraia Menconi. Ela sugeriu, entre outras observações, a capacitação dos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e que são responsáveis pelo pré-natal. “Temos que ter ações estratégicas fortes”, frisou. A opinião foi compartilhada por Mariana Valente, que também sugeriu o treinamento dos agentes comunitários de saúde.

 A nutricionista e coordenadora do Programa de Suporte à Saúde da prefeitura, Lilia Maria Alves Gomes, salientou a importância de incentivar a realização de cursos para gestantes, que não só auxiliem a questão do aleitamento como abordem outros temas relacionados à Saúde. Conforme deliberação, o Comitê se reunirá toda primeira terça-feira de cada mês. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários