Por: Renan Isaltino | Publicado em 17 de agosto de 2018

Compartilhe

 As leis municipais que regem o SIM são a 5.552/2015 e 5.686/2016



Narayana Bonet Romanel e Lucas Rodrigues Romanel fabricam linguiça de forma artesanal. Juntos, eles formam a empresa “O Linguiseiro”, a primeira a receber a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que foi criado em 2016. As leis municipais que regem o SIM são a 5.552/2015 e 5.686/2016, regulamentadas pelo decreto 220/2016. O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Paulo Trigo, e o diretor de Extensão Rural, Dirceu Brasil, realizaram a entrega da documentação na tarde de hoje (17), em encontro no gabinete da pasta.

 Narayana afirma que desde o início, a intenção era entrar no mercado alimentício de forma segura. O produto é feito sem nenhum tipo de corantes e com temperos naturais e frescos. Os conservantes utilizados são apenas os necessários para garantir a segurança alimentar da linguiça. A empresária conta que a produção é realizada na cozinha da casa dela, onde foram feitas todas as adequações exigidas pela legislação. “Fizemos um investimento que vale muito a pena, já que temos a garantia que o produto que chega para os nossos clientes está de acordo com as normas de saúde e segurança”, falou.

 A última vistoria no local de fabricação do produto para a emissão do certificado foi realizada no dia 9. O veterinário Gian Pacola, responsável pelo SIM, conta que foi acompanhado todo o processo de fabricação. De acordo com Pacola, são analisados a estrutura física e o processamento.

 

SERVIÇO DE INSPEÇÃO

 O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é responsável pela inspeção e fiscalização de produtos alimentícios industrializados, especialmente de origem animal, visando a saúde e segurança da população. Estabelecimentos que possuam fiscalização estadual ou federal não necessitam da inspeção municipal, tendo liberação para comercialização em todo o estado.

 As atividades que necessitam de registro no SIM são as relativas a produção e industrialização de alimentos em qualquer escala, como: produção de queijos e outros derivados de leite; produção de linguiças, embutidos, hambúrgueres e outros derivados de carne; produtores de carcaça de frango e derivados; distribuidoras e embaladoras de pescado; entrepostos de mel e outros derivados de abelha.
Mais informações podem ser obtidas junto ao Departamento de Extensão Rural da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, pelos telefones (19) 3451-2550, 3451-3883 e 3451-9776, ou pelo e-mail sim.limeira@gmail.com (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários